Definições. Segundo Maximiano (1993) uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objectivos que seriam inatingível para uma pessoa.
Pilares planejamento organizacional Missão: finalidade e razão de existência da organização; Filosofia e valores: aquilo em a organização acredita, conjunto de crenças; Visão: aonde a organização quer chegar.
Tais estruturas congruentes são conhecidas como coercivas, utilitárias e normativas.
Eficiência significa atingir os alvos e objetivos e eficácia significa cumprir os regulamentos internos.
Confira alguns dos principais, a seguir:
Etzioni elabora sua tipologia de organizações, classificando as organizações com base no uso e significado da obediência. ... As organizações coercitivas incluem exemplos como os campos de concentração, prisões, instituições penais etc. Organizações utilitárias: poder baseia-se no controle dos incentivos econômicos.
As organizações são diferentes entre si e apresentam enorme variabilidade. ... Contudo, elas apresentam certas características que permitem classificá-las em certos grupos ou tipos. Essas classificações que denominaremos tipologias das organizações.
Todas as organizações se confrontam com dilemas, isto é, com escolhas entre alternativas nas quais algum objetivo terá de ser classificado no interesse de um outro. As definições de conflito e dilema permitem a compreensão dos processos de mudança gerados internamente na organização.
Segundo Amitai Etzioni As organizações são unidades sociais, que tem objetivos específicos, e há três tipos de organização, que é definido pelo tipo de poder exercido sobre as pessoas: Coercitiva, Utilitária e Normativa.
Amitai Etzioni (1976) assinala os poderes coercitivo, utilitário e normativo como os meios de adesão e obediência que a organização desenvolve para angariar membros, participantes e colaboradores.
adjetivo Capaz de impor pena; em que há a interferência do Estado para que, geralmente contra a vontade de quem recebe, uma pena seja cumprida: prisão coercitiva. Que pode causar coerção, imposição de algo através da força; repressivo. ... Etimologia (origem da palavra coercitivo). Do latim coercere/ coercit + ivo.
O líder coercitivo exige o cumprimento de uma ordem imediata, esperando total conformidade naquilo que foi solicitado. Esse estilo é mais eficaz em tempos de crise ou quando é necessário ajudar a controlar um colega de equipe problemático, quando todas as outras alternativas fracassaram.
Poder Legítimo: Baseia-se nas normas, valores e crenças no sentido de que certos indivíduos possuem direito legítimo de governar ou influenciar os outros. ... Poder de referência: É o poder de influenciar o outro pela força do seu carisma ou por características pessoais que são admiradas e servem como referência.