Curinga ou jóquer, também conhecido como coringa ou melé em algumas regiões, é a carta do baralho que, em certos jogos, muda de valor conforme a combinação de cartas que o jogador tem em mãos. ... Por exemplo, no futebol, um curinga é aquele jogador que atua em várias posições.
CONTAGEM A contagem de pontos é a seguinte: o jogador que bater não perde pontos; os demais perdem a soma das cartas de sua mão, ou seja: Curinga - 20 pontos Ases - 15 pontos cada Figuras (Reis, Damas, Valetes) - 10 pontos cada 10, 9, 8, 7, 6, 5, 5, 4, 3, 2 - o valor da carta.
Algumas pessoas jogam com o coringa sendo uma carta sorteada (puxa-se a primeira carta do baralho e se tem outros 7 coringas daquele valor). O objetivo da mão é bater, isso é, ficar sem cartas na mão. Para fazer isso, as seguintes jogadas são possíveis: Baixar uma sequência de 3 cartas (ou mais) do mesmo naipe.
Ele representa ajuda, mudança na sorte, quebra de tabus, alegria, surpresas agradáveis. Em seu aspecto negativo, a carta pode significar a posição de uma pessoa realmente tola, imatura e que não tem sabedoria.
Significado de Truco adjetivo [Brasil: SP] Diz-se de pessoa decidida, valente.
Na sua vez antes de jogar, cada jogador pode pedir truco. Se fugirem, a dupla que pediu o truco vence a mão e ganha seus pontos (1). ... Se a dupla adversária pedir 6, a dupla que pediu o truco deve decidir se vai aceitar, fugir ou pedir 9, e assim por diante.
Pode ser pedido TRUCO a qualquer momento do jogo, com exceção da mão de 11. Passa a valer o truco (3 pontos) quando UM dos jogadores adversário aceitar o pedido. O pedido poderá ser aceito dizendo-se: "cai", "venha", "manda", "aceito", ou qualquer outra expressão que dê uma posição de aceitação.