A rapidez, ou velocidade, de uma reação química indica a variação da quantidade de reagentes e produtos com o passar do tempo. onde os reagentes X e Y vão sendo consumidos e os produtos Z e W formados. Ou seja, a variação da concentração do reagente X com o tempo.
São quatro os fatores que influenciam essa velocidade: a concentração dos reagentes, a temperatura, a superfície de contato e o catalisador. Quanto maiores forem a concentração dos reagentes, a temperatura e a superfície de contato, maior será a velocidade reacional.
O aumento na temperatura aumenta a energia cinética das partículas dos reagentes, aumentando a quantidade de choques efetivos e a velocidade das reações. Quanto maior for a temperatura, maior será a velocidade de uma reação.
Os principais fatores que alteram a velocidade das reações são a superfície de contato, a temperatura, a concentração dos reagentes e o uso de catalisadores.
Quais fatores influenciam a atividade das enzimas? Os dois fatores que influenciam as enzimas por questões de alterações de reação podem ser a acidez, em medição de PH, tanto a temperatura. Por exemplo, na temperatura, devido aumento, a velocidade de enzimas se alteram assim fazendo a desnaturação da estrutura.
A concentração de substrato influencia na velocidade de reação até um ponto máximo, chamado ponto de saturação. Passado deste ponto de saturação, as enzimas estarão todas ligadas nos substratos, catalisando as reações na máxima velocidade que conseguem.
A temperatura é um fator importante na atividade das enzimas. ... Entretanto, a partir de uma determinada temperatura, a velocidade da reação diminui bruscamente. O aumento de temperatura provoca maior agitação das moléculas e, portanto, maiores possibilidades de elas se chocarem para reagir.
Existe uma temperatura na qual a atividade da enzima é máxima. É a temperatura ótima de ação da enzima. Nos animais homeotérmicos, capazes de manter constante a temperatura corporal, essa temperatura ótima está geralmente entre 35 °C e 40 °C.
As enzimas são proteínas conhecidas como catalisadores biológicos devido a sua capacidade de promover reações de maneira mais rápida e eficiente.
Enzimas são proteínas que têm a propriedade de acelerar reações químicas, dependendo do objetivo do paciente, suas combinações variam tendo por finalidade ação lipolítica, que destroem as células adiposas, melhoram a circulação sanguínea.