Alguns alimentos são excelentes para reduzir a ansiedade e controlar o estresse do dia a dia. Sabemos como alguns dias podem ser difíceis, por isso, ao invés de se automedicar, você pode procurar uma ajuda em alimentos com alto valor nutricional e propriedades calmantes de forma natural e que ainda vão contribuir para sua saúde.
O maracujá tem um flavonoide chamado isovetexina que atua como depressor do sistema nervoso central, relaxa, acalma e melhora a qualidade do sono. A cenoura e a maçã são fontes naturais de melatonina que é o hormônio do sono. Todos os ingredientes elevam a taxa de triptofano (hormônio do bem estar) que é responsável pela melhora do humor.
Extraia o suco da maçã na centrífuga sem descascar e bata no liquidificador junto com o leite de amêndoas e quatro nozes. Acrescente um pouco de mel de flor de laranjeira e beba em seguida.
A camomila é uma planta medicinal da espécie Matricaria recutita, que tem efeito comprovado das suas propriedades calmantes que ajudam a reduzir os sintomas da ansiedade, pois é rica em compostos fenólicos, glicosídeos e óleos essenciais, com propriedades calmantes e relaxantes.
Recomenda-se tomar esses sucos em momentos de maior estresse, como excesso de trabalho, por exemplo, fazendo o suco de maracujá de tarde, o suco relaxante de maçã após o jantar e o suco de cereja antes de ir dormir.
De acordo com alguns estudos, a lavanda apresenta benefícios para o transtorno de ansiedade generalizada, inquietação e agitação. Além disso, essa planta medicinal também mostrou melhorar o sono, a insônia e o bem estar geral, reduzir o estresse e combater a depressão.
Alguns estudos mostram que tomar o chá de erva-cidreira duas vezes ao dia por 15 dias melhora o sono em pessoas com insônia e que a combinação de erva-cidreira e valeriana pode ajudar a aliviar a inquietação e os distúrbios do sono. Além disso, tomar a erva-cidreira na forma de cápsulas 300 a 600 mg de erva-cidreira três vezes ao dia, reduz os sintomas de ansiedade.
Adicionar alguns desses ingredientes no preparo de um suco para ansiedade pode ser a melhor alternativa para melhorar seu humor. Você pode tomar antes de dormir para melhorar seu sono ou quando julgar necessário. Confira as receitas, bom preparo e bom apetite!
Esse mineral está presente em alimentos como aveia, banana, espinafre, sementes de abóbora, sésamo, linhaça e chia, e nos frutos secos como castanha do Pará, amêndoas e amendoim.
Tem dias que são realmente estressantes e exigem muito equilíbrio para manter a calma. Lidar com a intensa rotina de trabalho, estudos, família, compromissos e ainda ter tempo para a vida social muitas vezes exige muito do corpo e da mente. Se você anda uma pilha de nervos e precisa relaxar, saiba que existem algumas receitas de suco calmante que podem ajudar bastante a relaxar o corpo e tranquilizar a mente.
Cafeína. Presente no café, a cafeína pode ser uma inimiga do sistema nervoso e, consequentemente, da saúde mental. O problema não é consumir quantidades moderadas de cafeína. Entretanto, se consumida em excesso ela pode acarretar no aumento e piora da ansiedade e da depressão e de seus sintomas.
É recomendado também diminuir o consumo de alimentos ricos em açúcar e farinha de trigo, já que estão associados com alterações na glicemia e na produção de serotonina, podendo piorar a ansiedade.
A valeriana é quase sempre consumida na forma de chá, no entanto, também pode ser consumida como suplemento. Nesse caso, o ideal é tomar 300 a 450 mg, 3 vezes ao dia, ou de acordo com a indicação de um médico ou fitoterapeuta.
Esprema bem as laranja, passe a polpa do maracujá por um peneira para separar as sementes. Bata as duas frutas no liquidificador e adicione mel a gosto para adoçar. Sirva em seguida!
Para diminuir e combater a ansiedade, é importante priorizar a ingestão de alimentos ricos em magnésio, ômega-3, fibras, probióticos e triptofano, como banana e chocolate negro, por exemplo. Isso porque esses nutrientes ajudam a regular a flora intestinal e aumentam a produção de serotonina, promovendo o relaxamento e ajudando a controlar a ansiedade.
Bata os ingredientes no liquidificador com um pouco de água para o suco ficar menos grosso. Beba sem coar logo em seguida para se beneficiar de suas excelentes propriedades calmantes.
Corte o mamão em pedaços sem a casca. Retire as sementes e miolo da maçã e leve para bater no liquidificador com o mamão. Bata com um pouco de água para facilitar. Consuma o suco 2 ou 3 horas antes de dormir.
Crise de ansiedade ou ataque de pânico é o momento em que os sintomas da ansiedade se manifestam de forma abrupta e intensa. Assim, são caracterizados principalmente por taquicardia, respiração irregular, medo e tremores no corpo.
Esses remédios caseiros possuem substâncias com propriedades calmantes, sedativas e relaxantes, que melhoram a qualidade do sono e ajudam a combater a ansiedade e o estresse.
A valeriana é uma excelente opção para pessoas que estão sofrendo com ansiedade devido a insônia ou noites mal dormidas. Isso acontece porque a valeriana contém ácido valérico na sua composição, um componente que atua nas células do sistema nervoso e que tem efeito tranquilizante, além de ajudar a regularizar o ciclo de sono.
A lavanda, também conhecida como alfazema, é uma planta medicinal com propriedades sedativas, relaxantes, calmantes e ansiolíticas comprovadas, que ajudam a melhorar a ansiedade, a qualidade do sono e o humor.
A ansiedade pode causar sintomas físicos e psicológicos, como dor de cabeça, dor no peito, falta de concentração e aumento da vontade de comer, mesmo que não exista fome. Veja como reconhecer os sintomas de ansiedade.