EQST

O Que Uma Resposta Inflamatria?

O que é uma resposta inflamatória?

Inflamação é uma resposta de defesa que ocorre após dano celular causado por micróbios, agentes fisicos (radiação, trauma, queimaduras), químicos (toxinas, substâncias cáusticas), necrose tecidual e/ou reações imunológicas 1.

Qual a função dos mediadores da inflamação?

Mediadores inflamatórios são compostos derivados do hospedeiro que são secretados por células ativadas e servem para ativar ou aumentar aspectos específicos da inflamação. Estes compostos são ditos pró-inflamatórios, significando que eles promovem inflamação. Muitas das citocinas atuam como mediadores da inflamação.

Quais são os mediadores do processo inflamatório?

  • Mediadores Químicos da Inflamação. Autora: Marjorie Azevedo Jales. ...
  • AMINAS VASOATIVAS. Incluem a histamina e a serotonina, sendo elas armazenadas pré-formadas nas células. ...
  • PROTEÍNAS PLASMÁTICAS. ...
  • METABÓLITOS DO ÁCIDO ARAQUIDÔNICO. ...
  • FATOR ATIVADOR DE PLAQUETAS (PAF) ...
  • CITOCINAS. ...
  • QUIMIOCINAS. ...
  • ÓXIDO NÍTRICO.

Qual é a função dos mediadores químicos vasoativos no processo inflamatório agudo?

quimicos vasoativos potentes, tais como a bradicinina, que têm funções na vasodilatação, na vasoconstrição, na mi- gração celular, na resposta à dor e na ativação de outras célu- las que trabalham na resposta inflamatória.

O que são e quais os principais mediadores químicos da inflamação?

As principais aminas vasoativas que agem como mediadores químicos na inflamação são: a histamina e serotonina. A histamina deriva da descarboxilação da histidina pela enzima L-histidina descarboxilase. A maior parte da histamina é armazenada em mastócitos e basófilos, sendo encontrada também nas plaquetas.

O que é uma inflamação crônica?

Inflamação Crônica Ocorre devido a infecções persistentes; exposição prolongada a agentes tóxicos, exógenos ou endógenos; e a auto-imunidade. Observa-se morfologicamente infiltrado de células mononucleares, destruição tecidual e tentativas de cicatrização pela substituição do tecido danificado por tecido conjuntivo.

Quais são as principais fontes celulares dos mediadores químicos?

As principais células fontes de metabólitos do AA na inflamação são os leucócitos, mastócitos, células endoteliais e plaquetas.

O que é uma reação sistêmica?

O termo Síndrome da Resposta Inflamatória Sistêmica (SIRS) foi proposto para descrever a reação inflamatória desencadeada pelo organismo frente a qualquer agressão infecciosa ou não-infecciosa.

Quais são os sinais de SIRS?

A SIRS se caracteriza pela presença de ao menos dois dos seguintes critérios clínicos:

  • Temperatura corporal > 38 °C (febre) ou 20 incursões respiratórias/minuto (taquipnéia) ou uma pressão parcial de CO2 no sangue arterial < 32mmHg.

Qual a diferença entre SIRS e sepse?

- Sepse: SIRS e infecção documentada ou presumida. - Sepse grave: disfunção orgânica induzida pela própria sepse.

O que provoca na circulação capilar a presença de inflamação?

O aumento da permeabilidade causado pela inflamação permite o extravazamento de um líquido rico em proteínas para o interstício. Este fato, gera o acúmulo de líquido no interstício promovendo edema (tumor). Além disso, ocorre vasodilatação a qual leva ao aumento do fluxo sanguíneo caracterizando o calor e o rubor.

Qual das seguintes características da resposta inflamatória é afetada pela aspirina?

Como resultado do aumento do fluxo sangüíneo e do movimento das células do sangue para a área afetada ocorre um acúmulo de líquido (edema), vermelhidão e calor, que junto com a dor caracterizam a inflamação.

Qual a relação da doença com os processos inflamatórios?

Em um processo de lesão ou inflamatório, a região fica avermelhada e quente. Isso acontecerá pois o sangue irá migrar para a área. Além do sangue irá ter o deslocamento de outros fluidos para o local e alguns deles são os leucócitos, macrófagos e linfócitos, responsáveis pelo sistema de defesa do corpo.