As convulsões secundárias a quadros de abstinência alcoólica são, geralmente, do tipo tônico-clônicas (ou "grande mal"), únicas, e incidem nas primeiras 48 horas (com pico entre 13 e 24 horas) após a suspensão ou redução do consumo de álcool.
Definição de epilepsia "As células do cérebro se comunicam por impulsos eletrônicos ou por neurotransmissores. Nas pessoas com epilepsia, essa comunicação é exagerada em algumas regiões do órgão, com liberação de muitos neurotransmissores. Os neurônios disparam de forma aleatória e gera a crise", diz a especialista.
Para tal, exames de sangue podem ser solicitados, procurando por sinais de infecção, examinando a função renal e hepática, e conferindo os níveis de glicose no sangue. O Eletroencefalograma (EEG) é o exame mais utilizado no diagnóstico da epilepsia.
Sintomas de epilepsia generalizada
Qual especialidade médica é mais apropriada para o tratamento: clínico geral ou neurologista? O neurologista é o mais preparado para tratar a epilepsia. Na sua ausência o clínico tem conhecimentos gerais sobre o tema e também pode ajudar.