Deus cumpriu esta promessa, abençoando tanto a Abraão como aos seus descendentes em Gênesis diz: Porque toda esta terra que vês, te hei de dar a ti, e à tua descendência, para sempre.
Como os planos são nossos e o executar vem de Deus, ele teve que esperar dois anos.
José com a aprovação do faraó foi Governador do Egito, (ver Gn 41-43). José tinha trinta anos de idade quando começou a servir ao faraó, rei do Egito.
Sacrifício de Isaac De acordo com os textos de Gênesis, ela deu luz a Isaac aos 91 anos e morreu aos 127 anos, portanto, Isaac teria 36 anos de idade, ou menos, na época da viagem de três dias até o monte do sacrifício.
José era o filho caçula de Jacó – profeta de Deus cujo nome foi mudado pelo Senhor para Israel – com sua amada Raquel. O ódio dos irmãos de José por ele, aliado ao ciúme e à inveja levaram-nos a tomarem uma decisão que afetou a vida de toda a família para sempre.
José é pai também na obediência a Deus: com o seu 'fiat', salva Maria e Jesus e ensina a seu Filho a “fazer a vontade do Pai”, cooperando “ao grande mistério da Redenção”.
“E Israel amava José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores. Por ser filho da mulher que amava e por quem trabalhara por 14 anos, Jacó amava muito a José e esse amor fortaleceu o seu caráter. ...
No caso de José, a túnica que ele ganhou de seu pai foi o hasteamento da bandeira da desunião, rivalidade e competição dentro do lar. Ela se constituía na expressão física ou material do favoritismo de seu pai (Cf. Gn 37:3). Era uma vestimenta especial.
Efraim
Efraim
— Porque o pai deles, Jacó, gostava mais de José. ... Jacó amava mais José “porque era o filho da sua velhice” e o primeiro que teve com sua amada esposa Raquel. A Bíblia diz que, 'quando os irmãos de José viram que seu pai o amava mais, começaram a odiar José'.
Deu-lhe de presente uma linda túnica de mangas compridas e largas, sinal de nobreza naquele tempo e cultura.
Jacó
(Gênesis 41:45). Na ocasião José contava com trinta anos (Gênesis 41:46); 15.
O sogro de Jacó era um homem muito ladino. Quando viu que Jacó queria casar-se com sua filha Raquel, por quem estava apaixonado, propôs ao futuro genro um acordo. Ele tinha que trabalhar de graça durante sete anos para poder conseguir a tão sonhada esposa.
Jacó retorna à Terra de seus pais com 60 anos (40 anos na ida mais 20 em Padã-Arã) e ainda vê seu pai durante mais 60 anos, que morre com 180 anos de idade, 10 anos antes de Jacó ir para o Egipto encontrar seu filho José (Gênesis 35.
Esaú e Jacó foram filhos de Isaque, netos de Abraão. ... E aconteceu que, como Isaque já estava idoso, havia ficado cego com a idade e sentia que estava próximo o tempo da sua partida, chamou a Esaú, seu filho mais velho, e pediu a ele que saísse à caça a fim de fazer depois um guisado saboroso.
(Alguns estudiosos sugerem que Jacó ao nascer segurava o calcanhar de Esaú para se proteger de pisões em sua cabeça, desferidos pelo irmão que tentava sair primeiro durante o parto5).
Portanto, faça tudo o que Deus mandou. ... Labão, o pai de Raquel, havia ido para outro lugar a fim de cortar a lã das suas ovelhas; e, enquanto ele estava fora, Raquel roubou as imagens dos deuses da casa dele. 20. Foi assim que Jacó, sem avisar que ia embora, enganou Labão, o arameu, fugindo com tudo o que tinha.