O teste situacional permite verificar ainda se o candidato tem a iniciativa e a proatividade desejadas, como reage a situações de pressão ou como lida com a hierarquia da organização, por exemplo. Por meio desse tipo de análise, é possível checar tanto competências técnicas quanto comportamentais.
As perguntas da entrevista situacional são perguntas sobre como o candidato enfrentar um desafio que eles enfrentariam no papel. As perguntas da entrevista situacional podem ajudar a empurrar os candidatos para além das respostas genéricas, fazendo-os pensar sobre como lidariam com uma situação.
“Entrevista não dirigida: entrevista em que o candidato tem o máximo de liberdade para encaminhar a discussão enquanto o entrevistador evita cuidadosamente influir em seus comentários”.
O subtipo da entrevista semidirigida é uma espécie de guia temático, mais curto, que serve como roteiro para o encontro. ... A diretividade é subliminarmente alternante entre ambos participantes e, por conseguinte, também não transcorrendo ao acaso, não é guiada pelo desejo exclusivo do entrevistador ou do entrevistado.
Sim, a entrevista segue um roteiro, pois ela é preparada previamente, de modo que as perguntas realizadas na entrevistas sejam feitas de maneira sequencial. Por exemplo, ao realizar um entrevista sabe-se que se tem um número determinado de perguntas, bem como, a ordem que cada uma deve ser feita.