Planta ombrófila, por vezes ombrófito, ciófilo ou ciófito, é designação dada em ecologia e fitossociologia às espécies de plantas que preferem habitats caracterizados por forte ensombramento e elevada humidade, ou seja, exigem protecção da radiação solar directa pela presença de sombra forte, por vezes densa, e ...
A nomenclatura Floresta Ombrófila “Mista”, é pelo fato de haver associação entre coníferas e folhosas. Há três espécies de coníferas nativas do Brasil, que são: Araucaria angustifolia (pinheiro-do-Paraná), Podocarpus lambertii (pinho-bravo) e Podocarpus sellowii (pinho-bravo).
A Mata Atlântica é um dos biomas mais biodiversos do mundo e tem extrema importância ambiental para a regulação do clima e do abastecimento de água na região e arredores.
Esse bioma tem uma importância fundamental para a biodiversidade do planeta, pois 33% de sua vegetação e 15% de seus animais são espécies exclusivas (endêmicas), que não existem em nenhuma outra parte do mundo.
A proteção da floresta garante a estabilidade geológica de encostas de grande declividade, e evita grandes catástrofes que poderiam ter consequências econômicas e sociais gravíssimas. Existe também o ecoturismo, uma atividade econômica que cresce cada vez mais, que depende das belas paisagens desse bioma brasileiro.
Destaque a importância econômica desse bioma. A Mata dos Cocais tem grande importância econômica, principalmente nas atividades extrativistas. ... A Carnaúba, encontrada em abundância no bioma, tem a folha como matéria-prima de indústrias eletrônicas, na fabricação de plástico e adesivo, além de perfumarias.
Composta de florestas tropicais e amazoneses secundárias, a vegetação da Mata dos Cocais apresenta várias características, dentre as quais podemos citar as seguintes: Apresenta uma biodiversidade de espécies de palmeiras, dentre as quais o açaí; É rica em espécies nativas de arbustos (menores altitudes);
Mata dos cocais é um tipo de vegetação brasileira que ocorre entre a região Norte e Nordeste do Brasil, região denominada de meio-norte. ... A mata dos cocais é composta por babaçu, carnaúba, oiticica e buriti; estabelece-se entre a Amazônia e a caatinga, abrangendo os estados do Maranhão, Piauí e norte do Tocantins.
A fauna é bastante diversificada, composta por espécies da floresta Amazônica, caatinga e cerrado, além de algumas endêmicas, ou seja, encontradas apenas na mata dos cocais. Entre os animais desse bioma estão a arara-vermelha, cobras, gambás, lagartos, macacos, boto, ariranha, vários insetos e aves.
Flora. Grande ocorrência de palmeiras donde as mais emblemáticas são árvores de grande porte como o babaçu, o buriti, o açaí, a carnaúba e a oiticica, importantes no desenvolvimento econômico da região.
De acordo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), somente a coleta e o processamento da cera da carnaúba empregam mais de 200 mil trabalhadores dos três estados nordestinos (Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte).
A carnaúba também é utilizada de várias formas. O uso mais importante é a extração da cera de suas folhas, que é utilizada na fabricação de diversos produtos. Assim, a Mata dos Cocais representa uma importante fonte de renda para a população local.
A principal atividade predominante na caatinga é a agropecuária. A agricultura só é possível na região, através da irrigação artificial, possibilitada pela construção de canais e açudes.
A degradação refere-se a qualquer estado de alteração de um ambiente e a qualquer tipo de ambiente. O ambiente construído degrada-se, assim como os espaços naturais. Tanto o patrimônio natural como o cultural podem ser degradados, descaracterizados e até destruídos.
O Pantanal é um bioma brasileiro localizado no Centro-Oeste do Brasil, nos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Rico em biodiversidade, apresenta diversas espécies de fauna e flora. Possui um clima tropical, com duas estações do ano bem definidas.
O bioma Pantanal é o mais preservado do mundo, com mais de 80% de sua cobertura original. Pela importância para o meio ambiente é considerado Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera pela Unesco. ... Essas áreas periodicamente inundadas são consideradas como o berçário dos peixes do Pantanal.
Verificado por especialistas. Ele possui importância ecológica e econômica. Ecologicamente falando o pantanal é uma das áreas de maior biodiversidade no Brasil, sendo também um dos sistemas úmidos mais notáveis da américa do sul, sendo fundamental para o equilíbrio da flora, fauna e também climático do Brasil.
A vegetação do Pantanal conta com um mosaico de matas, cerradões e savanas, isto por que, tem influência direta de outros três importantes biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica – com espécies como cambará-lixeira, canjiqueira e carandá, que se estabelecem em campos inundáveis de diversos tipos, ...
Conheça a seguir uma lista com 20 animais que vivem no bioma Cerrado.