crossorigin="anonymous">
A perfuração leva à perda do líquido, ao descolamento das pleuras parietal e visceral e à entrada de ar na cavidade, aumentando a pressão sobre os pulmões. Com isso, há um colapso pulmonar que pode levar à morte. Quando o líquido pleural é substituído por sangue, o quadro é chamado de hemotórax.
Clique na imagem para ampliar Fraturas de Costela e Esterno
Hemotórax é o acúmulo de sangue no espaço pleural. (Ver também Visão geral do trauma torácico.) A causa usual de hemotórax é laceração do pulmão, de algum vaso intercostal ou da artéria torácica interna. Pode resultar de trauma penetrante ou fechado.
A drenagem torácica é o procedimento indicado quando se deseja evacuar o conteúdo aéreo ou líquido anômalo da cavidade pleural. As principais indicações incluem: pneumotórax, hemotórax, derrame parapneumônico complicado, empiema, quilotórax e pós-operatório de toracotomias.
Para reestabelecer a pressão negativa intrapleural é necessário um selo para o dreno torácico (sistema de drenagem subaquática) que impeça a entrada de ar vindo de fora. Existem vários tipos de sistemas de drenagem (uma, duas ou três câmaras).