As orações coordenadas sindéticas alternativas são aquelas que expressam pensamentos que se excluem ou se alternam entre si: Ora pega na bochecha, ora na orelha, chorando mais que forçoso. Quer esteja com fome, quer não esteja, você vai comer agora.
Com a experiência de muitos anos de vida cristã, vamos ver se conseguimos definir alguns tipos de oração que fazemos:
De acordo com o tipo de conjunção que as introduz, as orações coordenadas sindéticas podem ser: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas ou explicativas.
Significado de assindético Diz-se do período sem conectivos entre palavras, termos ou orações. [Gramática] Justaposição; em que há assíndeto, ausência de conjunção coordenativa entre palavras, termos ou orações. Etimologia (origem da palavra assindético). A + sindético.
Orações coordenadas assindéticas são orações que não estão ligadas através de conjunções, mas sim através de uma pausa, normalmente simbolizada pela vírgula. ... Orações coordenadas sindéticas são orações que estão ligadas através de conjunções, chamadas conjunções coordenativas.
Orações sindéticas. As orações coordenadas sindéticas são caracterizadas pelo período composto ligado através de uma conjunção ou locução coordenativa. Assim, dependendo dos conectivos presentes nas orações, elas podem ser: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.
As orações subordinadas são aquelas que exercem uma função sintática em relação à oração principal. ... Este é formado por duas ou mais orações, sendo uma a principal e a outra subordinada porque é dependente sintaticamente dela.
Elas podem exercer a função de termos essenciais, integrantes ou acessórios da oração e são classificadas em Orações Subordinadas Substantivas, Orações Subordinadas Adjetivas e Orações Subordinadas Adverbiais.
Oração subordinada adjetiva é aquela que se encaixa na oração principal, funcionando como adjunto adnominal. As orações subordinadas adjetivas classificam-se em: explicativas e restritivas. Explicativas: acrescentam uma qualidade acessória ao antecedente e são separadas da oração principal por vírgulas.
As Orações Subordinadas Adjetivas são aquelas que exercem a função sintática de adjetivo. Geralmente, são introduzidas por pronomes relativos (que, quem, qual, quanto, onde, cujo, etc.), os quais exercem a função de adjunto adnominal do termo antecedente. ... “Admiro alunos que estudam” (oração subordinada adjetiva.
Orações subordinadas desenvolvidas opõem-se às O. S. reduzidas. São caracterizadas por começarem com conectivo (conjunção subordinativa adverbial ou integrante, locução conjuntiva e pronome relativo) e portarem verbos flexionados em qualquer tempo do modo indicativo, subjuntivo ou imperativo.
A forma mais fácil de reconhecer uma oração reduzida é pelo seu desenvolvimento. Introduz-se na frase uma conjunção ou um pronome adequado ao sentido da frase e substitui-se o verbo na forma nominal por um tempo verbal do modo indicativo ou do modo subjuntivo.