Os economistas empregam a expressão alterações marginais para descrever pequenos ajustes incrementais a um plano de ação incremental. “Margem” também significa “beirada”, de modo que alterações marginais são ajustamentos na beirada daquilo que você está fazendo.
No que diz respeito ao comportamento das curvas de custos, é correto afirmar que, quando o custo médio está declinando, então o custo marginal está: ... abaixo do custo médio.
A produtividade ou produto marginal é um conceito básico da economia neoclássica. ... Produtividade marginal é quanto de saída a empresa ganha com uma unidade extra de entrada ou, neste caso, por ter um trabalhador extra realizando a tarefa.
O produto marginal é o aumento de produção gerado por uma unidade adicio-nal de insumo. O produto marginal decrescente é a propriedade pela qual o produto marginalde um tipo de insumo diminui a medida que a quantidade utilizada deste insu-mo aumenta.
O Produto Médio de um insumo é o produto total dividido pelo montante do insumo utilizado para produzir este produto. ... O Produto Marginal de um insumo é o acréscimo do produto total atribuível ao aumento de uma unidade de insumo variável no processo de produção, mantendo-se constante todos os demais insumos.
Fatores fixos, como capital e tecnologia, tendem a permanecerem os mesmos. Logo, segundo a lei dos rendimentos decrescentes, a produtividade marginal no curto prazo é decrescente. Logo, uma produção adicional cada vez menor é gerada à medida que se aumentam um fator variável e se mantem fixos os restantes.
O produto marginal de um insumo ser decrescente não significa que ele seja negativo, mas sim que sua derivada é negativa. Ou seja, quanto maior a quantidade do insumo, menor o produto marginal. Assim, dobrar a quantidade de insumos gera uma quantidade produzida menor do que o dobro da quantidade original.
Por que, no curto prazo, a produção acaba apresentando rendimentos marginais decrescentes no que diz respeito à mão-de-obra? O produto marginal do trabalho acaba diminuindo porque há pelo menos um fator de produção fixo, como o capital.
A importância do estudo da Teoria da Produção reside no fato de que de seus princípios: I) Gerais proporcionam as bases para a análise dos custos e da oferta dos bens produzidos. ... III) Se constituem peças fundamentais para a análise da alocação dos fatores entre os diversos usos alternativos na economia.