O esporte estimula o uso do diafragma, proporcionando uma respiração correta. Além de fortalecer a musculatura do pulmão, o exercício fortifica os músculos do coração, reduzindo a chance de doenças cardíacas. A natação contribui ainda para desenvolvimento da coordenação motora e percepção corporal.
Faça aquecimento e alongamento: antes de entrar na piscina para realizar as aulas de natação é importante preparar o corpo para o impacto dos exercícios. Nesse sentido, o aquecimento e o alongamento são fundamentais. Eles ajudam a diminuir a incidência de dores, lesões e câimbras.
Equipamentos Básicos. Recomenda-se o uso de roupas de banho adequadas, tais como o maiô “nadador” para mulheres, e a sunga para os homens. Além disso, o uso de acessórios como touca e óculos de mergulho também são fundamentais, pois auxiliam a prática do exercício, melhorando o campo de visão sem irritar os olhos.
Nadar em ambientes externos exige cuidado redobrado. É certificar das condições do local, tem que ter um bom preparo físico e nadar sempre com o acompanhamento de um profissional que esteja apto a socorrer caso o atleta sinta, por exemplo, uma cãibra ou tenha algum tipo de intercorrência no percurso.
São várias provas, divididas em quatro categorias: curta, média, longa e triátlon. A modalidade também é representada no Campeonato Pan-Pacífico de Natação.
É exatamente por isso que criamos pra você uma lista com 10 medidas de segurança na praia para evitar afogamentos pra você ler e memorizar antes da viagem.
O recomendável é não entrar no mar de noite, já que de madrugada os salva-vidas não estão de plantão. Se for pular as sete ondas da sorte na entrada do ano novo, só entre no mar até a altura do joelho. Mais do que isso, você pode estar correndo risco.
Dê passos pequenos enquanto se vai pondo em bicos de pés (adiando estupidamente o impacto da água em mais meio centímetro de pele) e suba os braços, dobrados pelos cotovelos acima do nível dos ombros e de mãos caídas, ao melhor estilo galinha-poedeira, avançado no mar. Não se esqueça de fazer cara feia.
7 dicas para nadar no mar
Atenção ao “vão te ajudar”, quer dizer que ajudam, mas não são determinantes. O elemento principal nesta equação continua sendo o mesmo, nadar bem! Independente de toda essa “ajuda”, o treinamento é feito em piscina, onde a flutuabilidade é menor e o esforço em relação a nadar na água salgada é 20% maior.
O tempo médio para se aprender a nadar pode variar de um mês a um ano. Ter confiança no professor também é um fator importante, mas a condição ideal para que essa proximidade se consolide é a escolha de uma boa academia.
Diminua as braçadas Tente nadar a cada 50 metros com uma quantidade menor de braçadas do que está acostumado. Essa força gasta melhora o poder de mover o corpo com menos movimentos. Assim, a técnica fica mais favorecida, pois conseguimos um maior apoio em cada movimento.
Para nadar mais rápido e ser mais resistente
A ideia é dar duas braçadas com um braço (o outro fica esticado neste momento), outras duas com o outro e depois três alternadas. Ela também ajuda na coordenação e na execução correta dos movimentos. Forçar a flexão do cotovelo também pode ser uma boa! A indicação é para que ele saia um pouco antes das mãos.