Um truque para verificar se a barriga está baixa é bastante simples, mas deve ser acompanhado dia a dia durante algumas semanas. Consiste em colocar a mão (ou mãos) no espaço entre a barriga e o seio.
No final da gestação é normal que a altura uterina diminua. “No final da gestação também pode-se verificar uma diminuição da altura uterina, pois o feto tende a se encaixar no canal de parto”, afirma Magrin. A altura uterina pode diminuir por outros motivos mais graves.
Caso a altura uterina esteja abaixo do normal, significa que a altura é menor do que os 3 centímetros esperados para a fase da gestação. Neste caso, alguns diagnósticos são comuns como placenta envelhecida, problemas de hipertensão, fatores genéticos, músculos abdominais fortalecidos ou pouco líquido amniótico.
Na maior parte dos casos, a barriga baixa durante a gravidez é normal e pode estar relacionada com fatores como debilidade dos músculos e ligamentos da barriga, gravidezes anteriores, peso da grávida ou aproximação do momento do parto, por exemplo.
O tamanho da barriga é semelhante ao de uma bola de basquetebol e pode encontrá-lo cerca de 4 centímetros acima do umbigo.
A maioria das grávidas, no entanto, vê a barriga despontando entre as 12a e a 16a semana. Quem já teve uma gravidez ou mais antes pode ficar barriguda mais cedo, devido ao afrouxamento do útero e dos músculos abdominais durante a gestação anterior.
Durante a gestação, muitas mulheres ficam enjoadas, vomitam muito e não conseguem comer direito. Por este motivo muitas não ganham peso e consequentemente a barriga não cresce. É importante, no entanto, ressaltar que se a grávida não ganhou ao menos 3 kg até o último mês é importante consultar o médico.
Uma mulher mais alta e com proporções maiores, terá mais espaço no abdómen para o seu bebé, dado que o útero irá crescer em várias dimensões e não só para a frente (fazendo um “barrigão”). Nas mulheres com estatura mais baixa haverá menos espaço no vosso “T1” e a barriga pode parecer maior e nota-se mais cedo.
Sintomas do 1º mês de gravidez
Sintomas Comuns No Primeiro Mês De Gravidez