Gostava que fizessem o favor de me esclarecer se "apatridia" (qualidade de quem é apátrida) se pronuncia com a tónica no 1.º ou no 2.º "i", i.e., se a palavra é grave ou esdrúxula. Apatridia (Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa) é «a condição, inclusive jurídica, de apátrida».
Refugiado é toda pessoa que, em razão de fundados temores de perseguição devido à sua raça, religião, nacionalidade, associação a determinado grupo social ou opinião política, encontra-se fora de seu país de origem e que, por causa dos ditos temores, não pode ou não quer regressar ao mesmo, devido a grave e ...
Resposta: Refugiados são um grupo de pessoas que precisam deixar seu país de origem e migrar para outro devido a problemas sociais, econômicos, políticos, etc. Exemplos: Sírios migrando para países europeus para fugir e se proteger de guerras civis.
O escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) foi criado em 1950, após a Segunda Guerra Mundial, para ajudar milhões de europeus que fugiram ou perderam suas casas. Hoje, mais de 60 anos depois, nossa organização ainda trabalha para proteger e ajudar refugiados em todo o mundo.
A proteção de refugiados e das populações deslocadas por guerras, conflitos e perseguições é a principal missão do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) – também conhecido como Agência da ONU para Refugiados –, que busca soluções adequadas e duradouras para estas populações.
Nosso principal objetivo no ACNUR é assegurar os direitos e o bem-estar das pessoas que foram forçadas a deixar suas casas. Juntamente com parceiros, trabalhamos para garantir que todos, em caso de necessidade, tenham o direito de buscar e receber refúgio de forma segura em outro país.
Esse tratado global define quem vem a ser um refugiado e esclarece os direitos e deveres entre os refugiados e os países que os acolhem. O fundamento legal que está nos pilares do trabalho do ACNUR permitiu que a agência ajudasse milhões de pessoas deslocadas a recomeçar suas vidas.