O quarteador divide cada amostra em duas partes. Devido ao seu formato, as amostras são divididas de maneira homogênea, sem que a intervenção humana possa tendenciar este processo. O quarteador tipo Jones possui um igual número de canaletas viradas para cada lado do quarteador.
Quarteamento é o processo de redução da amostra a pequenas porções representativas da amostra inicial. Esta operação pode ser manual ou mecânica (Figura 1).
Quarteamento é uma técnica que visa à redução de massa das amostras – divisão da amostra global em alíquotas com massa menor, para obtenção da amostra final de acordo com o planejamento inicial.
Analito é uma substância ou componente químico, em uma amostra, que é alvo de análise em um ensaio. Tecnicamente, os experimentos sempre procuram para medir as propriedades de analitos, já que em si não podem ser medidos. ... Da mesma forma, não se pode medir a glicose, mas se pode medir a concentração de glicose.
Existem dois tipos básicos de métodos de análise de alimentos: métodos convencionais e métodos instrumentais. Os primeiros são aqueles que não necessitam de nenhum equipamento sofisticado, isto é, utilizam apenas vidraria e reagentes, e geralmente são utilizados em gravimetria (peso) e volumetria.
Métodos Instrumentais É aconselhável para análises rotineiras, possui equipamentos de custo elevado e requer profissionais capacitados para realizar as análises, os equipamentos analíticos requerem calibração e é amplamente utilizada na indústria e em laboratórios.
( ) Fatores como complexidade das amostras, número de substancias presentes, distribuição não uniforme, perecibilidade, variedade de amostras, são fatores que dificultam a análise dos alimentos.
A umidade ou teor de água presente no alimento é uma das determinações mais importantes na análise de alimentos, principalmente por estar relacionada com a estabilidade e a conservação.
A razão entre a perda de massa da amostra retirada da estufa e sua massa original, multiplicada por 100, fornece o teor de umidade em porcentagem, base úmida.
Como se calcula o teor de umidade? A umidade de uma substância é normalmente expressa em porcentagem e é definida como a massa de solvente presente na amostra / pela massa total da amostra x 100.
O teor de umidade dos grãos representa a quantidade de água por unidade de massa do grão úmido ou seco. Pode ser expresso pela relação entre a quantidade de água e a massa seca (base seca – eq. 2) ou entre a quantidade de água e a massa total (base úmida – eq.
O cálculo do teor de umidade é efetuado dividindo-se a massa da água contida na amostra de solo pela massa seca das partículas sólidas do solo, sendo expresso em porcentagem.
U% (porcentagem de umidade) = 100 X (peso úmido - peso seco) divididopelo peso seco.
O método mais utilizado para determinar umidade em alimentos é utilizando estufa, ou seja, por aquecimento, porém, como a condutividade térmica dos alimentos é geralmente baixa, costuma levar muito tempo para o calor atingir as porções mais internas do alimento." VALE, A.C.; VENDRUSCOLO, F.; FERNANDES, M.
❖Princípio da determinação de umidade por este método: baseia-se na perda de peso da amostra após a remoção de água por evaporação. Amostras líquidas: ... – 2-5 g, dependendo da quantidade de umidade da amostra.
O determinador de umidade, como também é conhecido, é um equipamento com alta tecnologia e desempenho quanto à umidade e pode ser utilizado nas seguintes áreas: Balança Determinadora de Umidade para Indústria alimentícia: por exemplo, inspeção na colheita, garantia de qualidade nos alimentos processados e outros.
A determinação da umidade do alimento é normalmente a primeira análise bromatológica a ser realizada na rotina analítica. A forma mais simples de se obter esse valor é a utilização do método de perda por dessecação em estufa a 105ºC.
Conhecer o teor de umidade é essencial e determinante na previsão do comportamento dos solos que serão utilizados em diversas áreas da construção civil, como por exemplo, na construção de barragens e de terraplenagens para estradas.
A actividade da água (aW) define-se como a relação entre a pressão do vapor da água do alimento e a pressão do vapor de água pura à mesma temperatura. É avaliada numa escala de 0 a 1, onde 1 representa a água pura. Assim, quanto maior o valor de atividade da água, maior o risco de deterioração do alimento.