Entenda o que é a Liderança de Turma e sua Importância
15 atitudes para ser um líder de sucesso
A comunicação transparente é um dos pilares de uma boa relação entre líder e liderados. Se os funcionários percebem que não podem confiar em seus gestores, acabam perdendo a motivação. Portanto, não deixe de comunicar aos colaboradores todos os problemas, novidades, metas e desenvolvimento da equipe.
Ter um bom relacionamento com os seus liderados é fundamental, mas tome cuidado para não ultrapassar limites. Cada indivíduo tem a sua particularidade e espaço. Um bom líder sabe respeitar os limites pessoais de cada um dos integrantes de sua equipe. Não seja invasivo em assuntos que são privacidade de seus liderados.
Confiança: A pedra fundamental da liderança – Quando os colaboradores sentem confiança no seu Líder a tendência delas é segui-los e se deixar influenciar por eles. A confiança é uma espera baseada em probabilidade positiva de que a outra pessoa não agirá de maneira oportunista.
A comunicação do líder moderno deve ir além da fala eloquente ou motivadora. O líder de resultado abre um canal de diálogo com seus liderados, o que funciona como uma via de mão dupla. Ou seja, além de se expressar com clareza – conseguir ouvir o que os colaboradores têm a dizer.
Um bom líder é uma pessoa que dirige ou aglutina um grupo, podendo estar inserido no contexto de indústria, no exército etc. Existem vários tipos de líder, que mudam em função das características do grupo. O líder tem a função de unir os elementos do grupo, para que, juntos, possam alcançar os objetivos comuns.
Como ganhar a confiança de sua equipe
Confira algumas dicas para desenvolver seu espírito de liderança:
Quem tem espírito de liderança geralmente é uma pessoa controlada, que consegue separar as emoções na hora de tomar decisões. Você precisa saber lidar com seus próprios sentimentos e com o de outras pessoas que estão envolvidas, de forma que seja possível trabalhar em equipe.
As 6 etapas do pipeline da liderança
O líder é peça essencial dentro das equipes, pois ele é o responsável por fazer a mediação entre os liderados e os objetivos da organização. Dessa forma, o líder tem como principal atividade a gestão da execução do trabalho dos colaboradores. A fim de que sejam alcançadas as metas, além de otimizá-las e dinamizá-las.
Liderar é, com certeza, uma das habilidades mais importantes no mercado de trabalho. ... Por meio da empatia, o líder dialoga e esclarece pontos que podem estar mal elucidados. Ele também deve transmitir os valores e a missão da empresa, e informar a todos sobre a importância que possuem para a organização.
Logo, o papel da liderança nas organizações é fazer todo o gerenciamento de pessoa, criando motivação e comprometimento dos profissionais perante os objetivos da empresa; além de criar métricas, planejar a execução das tarefas e mensurar os resultados obtidos ao longo de um determinado tempo.
Edward Hollander sugeriu que o processo de liderança é mais bem compreendido como a ocorrência de transações mutuamente gratificantes entre líderes e seguidores dentro de um determinado contexto situacional. Seu modelo é conhecido como modelo transacional.
Liderança é manter o espírito vivo e levantar o time quando ele cair. Se o líder é uma referência, então passa a ser sua responsabilidade manter vivo o espírito da equipe. Isso significa que entre momentos bons e ruins, cabe à liderança entender como criar um ambiente leve e capaz de motivar as pessoas.