RESUMO BIOFÍSICA DAS RADIAÇÕES Radiação Todo processo de emissão de energia, por meio de ondas ou partículas, que se propagam a uma velocidade e energia elevada, possuem carga elétrica e magnética. Podem ser emitidas por dispositivos criados pelo homem.
As radiações emitidas pelas substâncias radioativas são principalmente partículas alfa, partículas beta e raios gama. A radioatividade pode ser: - Radioatividade natural ou espontânea: É a que se manifesta nos elementos radioativos e nos isótopos que se encontram na natureza e poluem o meio ambiente.
Radiação corpuscular é a radiação constituída de um feixe de partículas elementares ou de núcleos atômicos, tais como elétrons, prótons, nêutrons, mésons π (pi), dêuterons e partículas alfa. ... Além disso, partículas radiotivas emitem raios gama, que são um tipo de emissão puramente energética.
radiação gama
raios gama
raios gama
Radioisótopos é o nome dado aos isótopos radioativos, como, por exemplo, o urânio e o hidrogênio.
O texto Primeira lei da radioatividade ou primeira lei de Soddy mostrou a primeira lei geral que corresponde ao que ocorre quando um átomo de um elemento radioativo sofre um decaimento alfa. A segunda lei da radioatividade ou segunda lei de Soddy refere-se ao decaimento beta.
No entanto, esse fenômeno está sendo usado para ações que fazem parte do nosso cotidiano como nas radiografias esterilização de materiais, na televisão, nos raios solares, na cerveja, nos objetos luminosos e até mesmo na areia da praia. ...
O Fundamento da Radioatividade: Se um átomo tiver seu núcleo muito energético, ele tenderá a estabilizar-se, emitindo o excesso de energia na forma de partículas e ondas. Quando ocorre a desintegração, os núcleos liberam radiação em forma de partículas alfa (α), beta (β) e raios gama (γ).
Radiação eletromagnética. À medida que a radiação é emitida, o átomo se desintegra, o que resulta na sua transformação, pois é o número atômico que determina o elemento químico. O tempo que essa desintegração do elemento leva para reduzir a sua massa pela metade é chamado de meia-vida ou período de semi desintegração.
Produção de energia elétrica: os reatores nucleares produzem energia elétrica, para a humanidade, que cada vez depende mais dela. Baterias nucleares são também utilizadas para propulsão de navios e submarinos. Aplicações na indústria: em radiografias de tubos, lajes, etc – para detectar trincas, falhas ou corrosões.