Não há consenso na literatura quanto à definição do que seria a fragilidade do idoso porém, de maneira geral, o idoso frágil é aquele que apresenta maior vulnerabilidade sendo mais suscetível a eventos deletérios como quedas, hospitalizações, descompensação de doenças de base e óbito.
O idoso frágil não é simplesmente uma pessoa com idade avançada, mas sim, um idoso com massa e força muscular reduzida, baixa energia para as atividades cotidianas ou sensação de exaustão, que apresenta perda involuntária de peso e marcha lentificada.
A falta de interação social é um mal que compromete a saúde emocional, tornando-se, talvez, um dos maiores desafios enfrentados pelos idosos na sociedade. ... Isso ajudará o idoso a interagir socialmente e diminuir, em grande escala, os riscos de depressão e ansiedade.
O preconceito contra os idosos, chamado de “etarismo”, ainda é um mal muito latente nos dias de hoje. Advindo de estereótipos que fazem parte da construção da sociedade, os preconceitos referem-se à saúde, a capacidade e empenho, idade, fragilidade entre outros.
A maturidade é sinônimo de sabedoria na China. Idosos são tratados com muito respeito por sua contribuição para a sociedade e por sua vasta experiência acumulada. As pessoas costumam falar com orgulho dos sacrifícios feitos pelos mais velhos em benefício da família.
Com Ciência - Velhice. Na maior parte das sociedades indígenas a transmissão dos elementos culturais como a mitologia, os rituais e os costumes é feita oralmente e são os idosos que desempenham essa função fundamental para a sobrevivência dos povos.
Em algumas sociedades, os filhos cuidam de seus pais em casa; em outras, os filhos colocam seus pais em casas onde outras pessoas cuidam deles. Algumas culturas veem seus idosos como um fardo e gasto e optam por abordagens mais violentas para atendimento ao idoso.
A cultura dessas sociedades tem como tradição cuidar bem, glorificar e reverenciar seus idosos, resultado de uma educação milenar de dignidade e respeito. Os japoneses consultam seus anciãos antes de qualquer grande decisão, por considerarem seus conselhos sábios e experientes.
Se for preso no Japão, ao contrário do que acontece na maioria dos países ocidentais, já é considerado culpado pela polícia e pela sociedade. ... Ao se declarar culpado, o juiz interpretará que existe remorso e que a pessoa deseja se reintegrar a sociedade e pagar pelos erros.