Podemos dividir as marés quanto a sua amplitude em dois tipos: as marés de sizígia ou vivas e as marés de quadratura ou mortas.
A primeira coisa importante a saber é que esse processo é cíclico: a maré se enche por cerca de 6 horas, até que ela atinge seu ponto mais alto. Após chegar ao ápice, ela começa a descer e, em torno de 6 horas depois, atinge seu ponto mais baixo.
Apesar de ter uma massa muito maior que a da Lua, o Sol exerce uma maré sobre a Terra, de cerca de 2,5 vezes menor do que aquela causada pela Lua. Isso se explica devido à grande distância entre o Sol e a Terra. Por causa do Sol, as marés altas de um local ocorrem por volta do meio-dia e da meia noite.
Para entender por que os oceanos não transbordam, é só pensar neles como fontes em uma praça pública. Em uma fonte, a água jorra para uma bacia. A bacia não transborda porque a água é retirada dela para jorrar do topo da fonte novamente. A água é sempre reciclada.
Um objeto em órbita está constantemente caindo, e é justamente isso que causa a “falta de peso”. Sem a resistência do ar, todos os objetos caem na mesma proporção, e não há força entre os indivíduos e a nave para fornecer a sensação de peso.