Critério de aceitação é um limite de quanto o seu equipamento pode estar errando nas suas medições. Significa o quanto aquele equipamento pode estar errado, sem prejudicar o seu produto final.
Calculamos o intervalo total da tolerância, como o intervalo é de 49,5 mm até 50,5 mm calculamos o intervalo total assim: Intervalo total é igual ao limite superior da tolerância (50,5 mm) menos o limite inferir de tolerância (49,5 mm). Cálculo: 50,5 – 49,5 = 1,0. Desta forma temos um intervalo total de 1,0 mm.
(Neste caso, como a balança do exemplo tem capacidade máxima de 3 kg, ou 3000 g, então de 2000 g até 3000 g o erro máximo permitido é de ±1,5e, ou ±1,5 g. Ou seja, para a balança do exemplo, de 0 a 500 g ela não pode errar e de 500 g até 3 kg ela pode errar 1 g.
O método mais simples e direto para determinar o critério de aceitação de uma balança é defini-lo como sendo o erro máximo permitido para a balança, estabelecido na Portaria 236/94 do Inmetro.
Como base nos Critérios de Aceitação a equipe deve escrever os Testes de Aceitação, pois ao final do desenvolvimento são esses testes que dirão se a funcionalidade foi implementada de forma a ser aceita ou não pelo PO.
Os resultados da calibração do instrumento de medição, expressos em um certificado de calibração, são importantes, pois fornecem informações válidas e úteis que podem auxiliar na tomada de decisões gerenciais, como por exemplo, para correções a serem realizadas no processo de medição.