Para ajudar a solucionar esse problema de degradação da natureza, o sistema agrossilvipastoril integra, numa mesma área, o plantio de roçados (lavouras), a criação de animais (pecuária) e a preservação da mata (florestas), e, assim, aumenta a quantidade de alimentos produzidos com práticas que não agridem a natureza.
Integração lavoura-pecuária (ILP) ou sistema agropastoril É definido com a diversificação, a rotação, o consórcio e/ou a sucessão das atividades, possibilitando a exploração econômica do solo durante todo o ano.
A relevância da ILPF como processo tecnológico sustentável para a agricultura brasileira foi reconhecida por meio da Política Nacional de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, criada em 2013.
As vantagens de utilizar a Integração Lavoura-Pecuária são: diversificação de atividades dentro da propriedade; melhor equilíbrio de fluxo de caixa; redução do custo de reforma de pastagens; formação de palhada de qualidade para plantio direto; quebra do ciclo de pragas da lavoura; redução de plantas invasoras; ...
A integração de sistemas é uma ótima forma da sua empresa aumentar a competitividade. Ela ajuda a satisfazer as demandas dos clientes e a aumentar a eficiência dos processos do negócio. Também permite fazer análises mais claras sobre o que precisa ser corrigido e como isso será feito.