Podemos considerar a fotografia como o meio mais perfeito para gravar e reproduzir manifestações culturais. ... É através do ato de fotografar (registro fotográfico) que proporcionamos comunicação, revelando milhares de possibilidades de interpretações, mesmo sendo sobre um momento congelado e guardado para todo o sempre.
A primeira fotografia reconhecida remonta ao ano de 1826 e é atribuída ao francês Joseph Nicéphore Niépce. Contudo, a invenção da fotografia não é obra de um só autor, mas um processo de acúmulo de avanços por parte de muitas pessoas, trabalhando, juntas ou em paralelo, ao longo de muitos anos.
As primeiras fotografias eram difíceis de tirar, porque as câmeras eram grandes, pesadas e registravam as imagens em placas rígidas, não em filmes. ... A imagem era revelada em poucos minutos, assim que o filme era retirado da câmera.
A primeira fotografia colorida permanente foi tirada em 1861 pelo físico James Clerk Maxwell. O primeiro filme colorido, o Autocromo, não chegou ao mercado antes de 1907 e era baseado em pontos tingidos de extrato de batata. ... O filme colorido instantâneo foi introduzido pela Polaroid em 1963.
1861
James Clerk Maxwell
1915
1826
A Kodak foi a primeira empresa a fazer o que é chamado hoje de Marketing, onde apresentou a fotografia como uma novidade para o público. As pessoas não precisariam mais de um fotógrafo para tirar um retrato, ou, de um pintor para retratar um quadro da família para colocar nas paredes da casa – como era antigamente.
1- O Início. Podemos remontar a história da fotografia digital ao ano de 1957, no qual o Russel Kirsch produziu a primeira imagem digital num computador. ... Em 1973 a Fairchild Imaging iniciou a produção comercial de sensores CCD, os quais se tornaram a base de desenvolvimento do mundo da fotografia digital.
O fotógrafo dispunha as molduras num cavalete, para que a luz do sol atravessasse o negativo do vidro e imprimisse a imagem, em positivo, no papel albuminado.
Foi também durante o final do século XX que a fotografia de paisagem urbana se desenvolveu, uma arte muito popular hoje em dia! A fotografia de moda tornou-se uma verdadeira arte. No século 21, a câmara escura deu lugar ao retoque de fotos digitais, incluindo o comercialização do software Photoshop.
Muitas vezes a cor é informação em excesso. Numa fotografia preto e branco o fotógrafo simplifica o mundo, reduzindo a imagem a tons e formas bem definidas… luz e escuridão ganham um valor especial na composição. O mundo preto e branco é um mundo de pura luz, contornos, texturas, brilho e escuridão.