Os fundamentos teórico-metodológicos do serviço social podem ser explicados, a partir do olhar dos métodos, técnicas e instrumentos utilizados pelo profissional, no exercício diário de sua função, no qual, com um posicionamento direcionado ao projeto ético-politico, este, diante das manifestações e expressões da ...
Dessa forma, a fundamentação teórica configura-se como uma das partes mais importantes da pesquisa, uma vez que estará suportando todos os elementos argumentativos que darão significação e credibilidade à pesquisa, devendo ter sido realizados de forma minuciosa e baseado em fontes fidedignas.
As diferentes abordagens são de caráter vital para assim compreender quais são mais eficientes a determinado publico e quais são menos eficientes e assim melhorar a experiência do aluno e do professor em sala de aula.
Quais as principais abordagens da Psicologia?
Existem várias vertentes de trabalho na psicologia e, durante a graduação, os estudantes têm contato com as principais abordagens de forma resumida, como a psicanálise, a Gestalt-terapia, cognitivo comportamental, o humanismo e outras que variam de faculdade para faculdade.
As 3 Grandes Forças em Psicologia: psicanálise, behaviorismo e humanismo
A primeira delas é a área de atuação que pretende trabalhar (consultórios, escolas, empresas…) e a segunda é a abordagem que pretende utilizar caso decida pela atuação clínica (behaviorismo, psicanálise, humanismo, entre outras…).
A terapia cognitivo comportamental (TCC) é considerada pelos médicos como uma das formas mais eficientes de tratamento para TOC, principalmente se combinado com medicamentos. É um processo contínuo, o TOC não tem cura, mas pode ser controlado, assim como a ansiedade.
Há alguns estudos comparativos que indicam a abordagem analítico comportamental (terapia comportamental) como uma das mais sólidas para o tratamento de ansiedade. Existem protocolos com décadas de experiência que são muito eficazes até hoje, além de inúmeras técnicas que são estudadas e desenvolvidas nos dias de hoje.
A terapia permite que o indivíduo possa dominar e administrar melhor os seus sentimentos. No tratamento terapêutico, o autoconhecimento é estimulado na identificação de falhas contínuas na vida da pessoa. Desse modo, ela fica mais preparada para lidar com ideias negativas e emoções adversas.