De acordo com a Resolução CONAMA nº 358, de 29 de abril de 2005 resíduo químico é todo material ou substância com característica de periculosidade, quando não forem submetidos a processo de reutilização ou reciclagem, que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente, dependendo de suas características de ...
Classificação dos resíduos
Os resíduos químicos laboratoriais são substâncias, ou mistura de substâncias, com potencial de causar danos a organismos vivos ou ao meio ambiente. ... Devido a essas características os laboratórios devem realizar o correto gerenciamento dos resíduos gerados em suas atividades.
Para descartar resíduos químicos em estado sólido, é preciso de uma caixa com nenhum furo aparente, que esteja devidamente lacrada e etiquetada para que outras pessoas possam identificar o produto. O produto tem que ficar dentro da caixa até chegar a um lugar apropriado.
A coleta seletiva de resíduos sólidos tem o objetivo de reduzir o impacto ambiental gerado pela produção de resíduos em uma cidade, destinando corretamente os materiais para reaproveitamento ou descarte adequado.
Os tipos de tratamento mais comum são: reciclagem, biodigestores, compostagem, aterro sanitário e incineração. O transporte dos resíduos sólidos só pode ser feito por uma empresa cujo licenciamento ambiental prevê este tipo de atividade e que apresente regularidade mediante as todas as exigências legais.