O chefe do Executivo territorial não é eleito pelo povo. Compete privativamente ao Presidente da República nomear o Governador de Território, após aprovação pelo Senado Federal (art. ... A lei disporá sobre a organização administrativa e judiciária dos Territórios (art. 33).
Com a nova legislação, Roraima e Amapá foram transformados em estados, Fernando de Noronha foi incorporado a Pernambuco e Goiás foi desmembrado, dando origem a Tocantins.
Cada Território Federal será representado por quatro deputados federais. Art.
Com o advento da Constituição Federal de 1988, os Territórios de Roraima e do Amapá foram transformados em Estados, por força do disposto no § 2° do art. 14, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias – ADCT.
Criação dos estados de RR, AP e TO é comemorada no Senado LOC: A CONSTITUIÇÃO DE 1988 CRIOU TRÊS NOVOS ESTADOS: RORAIMA, AMAPÁ E TOCANTINS.
Atualmente, o Brasil é dividido em 26 estados e o Distrito Federal, ao todo são 27 unidades federativas. Contudo, o território brasileiro nem sempre foi organizado dessa forma.
A região com o maior número de unidades federativas seria a região Norte, enquanto a região Sul seria a única com uma unidade federativa nova. Os estados com estágio de criação mais avançados são Gurgueia, e Maranhão do Sul, ambos na região Nordeste.
Resposta. O exemplo do último Estado formado no Brasil, o Tocantins, é usado pelos articuladores da criação das unidades de Carajás e Tapajós, para defender a mudança. O Congresso tem uma série de projetos para alterar o mapa do Brasil, mas os que tratam dodesmembramento do Parásão os mais avançados.
Tocantins (pronúncia em português: /tokɐ̃ˈtʃɪ̃s/) é uma das 27 unidades federativas do Brasil, sendo o seu mais novo estado.
do Tocantins
As primeiras subdivisões do Brasil ocorreram no século 16, com a criação das capitanias hereditárias. Desde então, decisões políticas orientaram o formato do território nacional até chegarmos aos atuais 26 estados e o Distrito Federal.
Em 1621 o Brasil foi dividido em dois Estados: Estado do Maranhão, capital São Luís; e Estado do Brasil, capital em Salvador. - HISTÓRIA DO BRASIL COLÔNIA (1500 A 1822)
O Estado surgiu da necessidade que o Homem encontrou em controlar o convívio de diversos sociais de um mesmo território, e, como forma de se estabelecer um certo limite e ordenamento nas atitudes dos sociais nesse ambiente.
Resposta. SC, PR e RS.
5) Após essas observações, anota-se que as siglas dos vinte e seis estados e do distrito federal são, respectivamente: Acre - AC; Alagoas - AL; Amapá - AP; Amazonas - AM; Bahia - BA; Ceará - CE; Distrito Federal - DF; Espírito Santo - ES; Goiás - GO; Maranhão - MA; Mato Grosso - MT; Mato Grosso do Sul - MS; Minas ...
Lista das siglas de todos os estados brasileiros
A região Norte abriga os seguintes estados: Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. O Nordeste abrange Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe. O Sul é composto por Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe compõem a Região Nordeste do Brasil. Essa Região possui a maior quantidade de estados (nove), sua extensão territorial é de 1.
A Região Sul do Brasil é composta por três estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, sendo que as capitais, respectivamente, são: Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba.
A regionalização atual foi elaborada em 1970 (sofrendo alterações a partir da Constituição Federal de 1988) e divide o Brasil em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
As regiões geográficas imediatas, por sua vez, substituíram as microrregiões. O Brasil é formado por cinco regiões geográficas (Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste) que abrangem suas 27 unidades federativas e que por sua vez englobam 5 570 municípios.
O Piauí foi o mais quente do país em 71 ocasiões, seguido de Rio Grande do Norte (31), São Paulo (27) e Ceará (24). Na ponta extrema aparecem Sergipe, Acre, Amazonas, Amapá, Distrito Federal e Roraima, com apenas uma ocasião.