Apesar de não possuir uma definição teórica/clássica, a PCC aparece nos documentos oficiais como sendo “o conjunto de atividades formativas que proporcionam experiências de aplicação de conhecimentos ou de desenvolvimento de procedimentos próprios ao exercício da docência” (BRASIL, CNE/CP 2005, p. 03).
No caso da pré-escola, o professor pode ser questionador em momentos de brigas e desentendimento entre as crianças. Elas devem entender o motivo da briga e reconhecer que não estão agindo da melhor forma.
No contexto da sala de aula invertida, o professor atua mais como um guia do que como um repositório de conhecimentos. A aula expositiva não desaparece por completo, ela permanece na forma dos materiais que mencionamos anteriormente. A teoria é viabilizada por recursos tecnológicos.
Facilitadores são especialistas no processo de aprendizado – não necessariamente no conteúdo em si. Desta forma, confiando na inteligência coletiva e com os objetivos da sessão em mente, eles geram conhecimento através das próprias respostas do grupo.
É importante observar que a Aprendizagem Baseada em Projetos funciona de modo a desenvolver habilidades como autonomia, proatividade e curiosidade para a resolução de problemas. Também fomenta a comunicação interpessoal e o trabalho em equipe, tanto entre os alunos quanto entre estudantes e professor.