Conforme estabelecido pelo National Pressure Ulcer Advisory Panel National Pressure Ulcer Advisory Panel (NPUAP), a LPP é definida como um dano localizado na pele e/ou tecido mole subjacente, geralmente sobre proeminência óssea, ou relacionada ao uso de dispositivo médico ou artefato.
A aplicação da escala de Braden apontou como riscos para desenvolvimento de LPP a percepção sensorial (51,8% completamente limitada), atividade (95,7% acamado), mobilidade (44,5% completamente imóvel), umidade (91,8% raramente úmida), nutrição (69,5% adequada) e fricção e cisalhamento (66,8% problema).
Prevenção e cuidados
Segundo esta última atualização realizada pela National Pressure Ulcer Advisory Panel (NPUAP, 2016) lesão por pressão é um dano localizado na pele e/ou tecidos moles subjacentes, geralmente sobre uma proeminência óssea ou relacionado a um dispositivo médico ou outro artefato.
As lesões por pressão, também conhecidas escaras, são feridas que aparecem na pele de pessoas que permanecem muito tempo na mesma posição, geralmente acamadas ou com mobilidade reduzida.
Lesão por pressão: como prevenir?
Cuidados com a pele: Usar creme de barreira para proteger a pele em locais sujeitos a umidade. Manter a pessoa seca e a pele hidratada. Usar colchão pneumático para pressão alternada ou de ar ou de espuma ou de visco elástico. Usar almofadas de ar ou gel.
Conclui-se que enfermeiro tem papel fundamental na prevenção, avaliação e tratamento dos pacientes portadores de lesão por pressão, treinando a equipe com relação a novas técnicas resultando no melhor tratamento possível.
Prevenção. A principal medida para prevenir a formação de escaras é mudar a posição dos pacientes acamados ou com dificuldade de movimentos a cada duas horas pelo menos, a fim de aliviar os pontos de pressão da pele nas áreas de maior risco.
O tratamento para escara ou úlcera de decúbito, como é conhecida cientificamente, pode ser feito com laser, açúcar, pomada de papaína, fisioterapia ou óleo dersani, por exemplo, dependendo da profundidade da escara.
A síndrome da imobilidade é um conjunto de alterações que ocorrem no indivíduo acamado por um período de tempo prolongado. Independente da condição inicial que motivou ao decúbito prolongado, esta síndrome evolui para problemas circulatórios, dermatológicos, respiratórios e muitas vezes psicológicos.
A síndrome da imobilidade é um conjunto de alterações que ocorrem no indivíduo acamado por um período prolongado. Independente da condição inicial que motivou ao decúbito prolongado, esta síndrome evolui para problemas circulatórios, dermatológicos, respiratórios e muitas vezes psicológicos.
As consequências, físicas e psíquicas, da imobilidade geram perda de independência e autonomia, reduzindo bem estar e qualidade de vida. (2).
A síndrome do imobilismo (SI) geralmente compromete o sistema osteomuscular levando a limitações funcionais, prejudicando as transferências, posturas e movimento no leito e em cadeiras de rodas, dificultando as atividades de vida diária e profissionais alterando também o padrão da marcha.
1. Qualidade ou estado de imóvel. 2. Falta de movimento.
Imobilidade urbana é o conjunto de fatores que prejudicam o transporte. Todos os dias, a Cittati faz parte do esforço conjunto que tenta, com inovação e tecnologia, entender e enfrentar este fenômeno para aprimorar a mobilidade dos centros urbanos.
imobilidade social é posição do indivíduo na sociedade depende da sua origem familiar. Exemplo de uso da palavra Imobilidade social: Em um sistema de imobilidade social, se você nasceu servo; morre servo.
Multiplicação das células sem o fenómeno da cariocinese. Intervalo entre a sístole e a diástole em que não há movimento cardíaco. Paralisia.
substantivo feminino [Medicina] Endurecimento ou a soldadura de uma junta do corpo, que a impede de se mover.
Significado de Acromia substantivo feminino [Medicina] Diminuição ou ausência da pigmentação da pele.
1) Leucodermias ou Acromias: manchas brancas ocasionadas pela diminuição e ausência de melanina, respectivamente. Esses sintomas são comuns no albinismo, vitiligo e pitiríase versicolor - popularmente conhecida como pano branco; 2) Hipercromias ou manchas escuras: acontecem devido à produção excessiva de melanina.
O cloasma, também conhecido como cloasma gravídico ou simplesmente melasma, corresponde a manchas escuras que surgem na pele durante a gravidez, principalmente na testa, no lábio superior e no nariz.