Isso porque os filósofos dessa época tinham como principal propósito entender a relação entre a fé divina e o racionalismo científico. Basicamente, uma forma de racionalizar a fé cristã. Portanto, o período patrístico teve bastante influência de Platão, um dos principais pensadores gregos.
O termo Escolástica refere-se à produção filosófica que aconteceu na Idade Média, entre os séculos IX e XIII d.C. Em comparação com a Patrística, vertente anterior da Filosofia Medieval, a Escolástica está situada em um período de intensidade do domínio católico sobre a Europa.
Resposta. Resposta: Agostinho de Hipona (em latim: Aurelius Augustinus Hipponensis), conhecido universalmente como Santo Agostinho, foi um dos mais importantes teólogos e filósofos nos primeiros séculos do cristianismo, cujas obras foram muito influentes no desenvolvimento do cristianismo e filosofia ocidental.
Os principais pensadores da Patrística Grega são: Justino de Roma (século II), considerado como o primeiro filósofo cristão, por afirmar que o cristianismo era a verdadeira filosofia; Clemente de Alexandria e Orígenes (séculos II-III), os três capadócios: Gregório de Nissa, Basílio de Cesareia e Gregório Nazianzeno ( ...
Platão e Agostinho: Tomás de Aquino foi influenciado pelos patrísticos, em especial por Agostinho, que trabalhou o início da perspectiva cristã por meio do neoplatonismo.
3) Qual a distinção entre as verdades introduzidas pela patrística? As verdades sobrenaturais e verdades naturais foram as primeiras a serem introduzidas a noção do conhecimento racional, formando assim um grande tema de toda a filosofia patrística e a da possibilidade ou impossibilidade de conciliar razão e fé.
Resposta. foi o metodo de pensamento critico,Mais um método de aprendizagem do que uma filosofia ou teologia, a escolástica nasceu nas escolas monásticas cristãs,de modo a conciliar a fé cristã com um sistema de pensamento racional, especialmente o da filosofia grega.