De forma geral, a árvore da vida é um símbolo sagrado, cujo significado perpassa pela fecundidade e imortalidade. Está associada à criação do universo, representando a ligação entre vários planos, como a terra, o céu e também o submundo.
A oliveira-brava, popularmente também conhecida como oliveira-da-rocha ou zambujeiro, é uma planta do género Olea, da família Oleaceae', espécie endémica da ilha da Madeira com a denominação: Olea maderensis, (Lowe), (Rivas Mart. ... Trata-se de uma espécie endémica da ilha da Madeira, característica do Zambujal.
ENXERTIA DA OLIVEIRA Coloca-se a placa entre a casca e o lenho. da placa, passa-se a peta da navalha nesse golpe longitu- dinal. da casca à borbulha.
Recebe seu nome pelas oliveiras que cobriam, antigamente, suas encostas. O Monte das Oliveiras é sagrado para judeus, cristãos e muçulmanos, e muitas tradições estão associadas a ele. Segundo a Bíblia, por exemplo, Jesus teria transmitido ali alguns de seus ensinamentos (Atos 1:12).
Agonia no Getsêmani se refere a um evento na vida de Jesus que ocorreu entre a Última ceia e a sua prisão. A luta de Jesus (em grego: agonia), orando e se submetendo a Deus antes de aceitar seu sacrifício, no Getsêmani também denota um estado de espírito atualmente chamado de agonia.
Assumiu nossos sofrimentos como Dele. Seus discípulos dormiam enquanto ele sofria, nós dormimos enquanto os nossos sofrem sem vida. Em nenhuma ora vigiaram com Ele. A hora chegou, enquanto falava chegaram e por um beijo foi traído, entregue a morte.
Nos evangelhos sinóticos, vários eventos sobrenaturais acompanharam toda a crucificação, incluindo uma escuridão, um terremoto e, em Mateus, a ressurreição de santos. Após a morte de Jesus, seu corpo foi retirado da cruz por José de Arimateia com a ajuda de Nicodemos e enterrado num túmulo escavado na rocha.