A Internet surgiu nos anos 60, na época da Guerra Fria, nos Estados Unidos. O Departamento de Defesa americano pretendia criar uma rede de comunicação de computadores em pontos estratégicos.
Brasil. A Casa da Moeda, instituição brasileira responsável pela impressão do dinheiro, foi criada em 1694 por Dom Pedro II, rei de Portugal, para atender a demanda de fabricação de moedas no Brasil Colônia.
Tim Berners-Lee inventou o WWW em 1955 Foi num laboratório na Suíça, em 1989, durante um período em que trabalhava para a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, que desenvolveu o primeiro navegador de internet do mundo, o World Wide Web (WWW).
Defense Advanced Research Projects Agency
em 1969
Bob Kahn e Vint Cerf são, frequentemente, citados como os "pais" da internet. Nos anos 1970, esses pesquisadores trabalhavam na Agência de Projetos e Pesquisas Avançadas do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Tempos depois, em 1987, a já chamada internet passou a ter o seu uso comercial liberado.
A internet surgiu a partir de pesquisas militares no auge da Guerra Fria. ... Era preciso, portanto, criar uma rede, a ARPANET, criada pela ARPA, sigla para Advanced Research Projects Agency. Em 1962, J. C. R.
Robert Kahn
As origens da internet remontam a uma pesquisa encomendada pelo governo dos Estados Unidos na década de 1960 para construir uma forma de comunicação robusta e sem falhas através de redes de computadores.
A internet foi criada em 1969, nos Estados Unidos. Chamada de Arpanet, tinha como função interligar laboratórios de pesquisa. Naquele ano, um professor da Universidade da Califórnia passou para um amigo em Stanford o primeiro e-mail da história. Essa rede pertencia ao Departamento de Defesa norte-americano.
1) Vem de inter, “entre”, mais o Inglês network, usado em relação a computadores desde 1972. Inicialmente network se usava para designar qualquer entrelaçamento – net, “teia” – de fios ou material semelhante, como, digamos uma rede de canais se apresentaria num mapa. Depois o significado se estendeu para outras coisas.
Isso é a internet! Uma grande rede que conecta os computadores permitindo o compartilhamento de informações entre eles. O número de computadores que estão conectados entre si pode variar. Algumas vezes são muitos e outras vezes nem tantos, é justamente por isso que existem redes WAN e redes LAN respectivamente.
Backbone ("espinha dorsal" ou "rede de transporte", em português) é uma rede principal por onde os dados dos clientes da internet trafegam. Ele controla o esquema de ligações centrais de um sistema mais abrangente com elevado desempenho.
Por ser uma rede mundial, você pode acessá-la estando em qualquer lugar e utilizá-la para se comunicar, trabalhar, estudar, jogar e outras diversas atividades.
Cabos submarinos são conexões submersas nos oceanos — entre estações terrestres de rede — usadas para transmitir sinais de telecomunicações. E sim, a internet não é possível sem eles. Não como a conhecemos. São milhares de quilômetros de cabos e repetidores atravessando mares e conectando o planeta.
História e tipos de conexões Métodos comuns de acesso à Internet incluem linha discada, linhas terrestres (acesso por Internet à cabo, fibra óptica, cabo de par trançado), portadora-T, Wi-Fi, Internet via satélite, e telefone celular.
Os cabos nascem como um feixe de fios minúsculos de fibra de vidro. ... Hoje a maioria das pessoas usa a internet através de Wi-Fi ou planos de dados por telefone, mas esses sistemas se conectam com cabos físicos que carregam a informação rapidamente, atravessando oceanos.
A distância que os dados percorrem na rede de internet pode cruzar continentes. Para isso, existe uma estrutura que atravessa os oceanos para esses dados serem enviados. Isso significa que há cabos de fibra óptica inseridos no fundo dos oceanos, conectando África, América, Ásia, Europa e Oceania.
Sendo assim, não há um dono da Internet, nem uma empresa que a controle, mas sim um grupo de várias redes interligadas. ... Este IP é o endereço de cada um dos pontos de uma rede, e cada ponto da rede consiste em um computador que, por sua vez, se interliga a outros computadores, formando uma verdadeira “teia de redes”.
Esta comunicação é feita por uma gigantesca rede de cabos submarinos que cruza os oceanos e interligam os continentes possibilitando a conexão da internet entre os continentes. ...
Como a internet passa de um continente para o outro?
a Ásia
No Brasil, temos seis cabos submarinos: quatro deles ligam o país aos EUA; o Unisur vai até Argentina e Uruguai; enquanto o Atlantis II nos conecta à Europa – mas ele é antigo, tem capacidade limitada e é usado basicamente para telefonia. No futuro, teremos mais três cabos submarinos.
A internet no Brasil iniciou-se em setembro de 1988 quando no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), localizado no Rio de Janeiro, conseguiu acesso à Bitnet, através de uma conexão de 9 600 bits por segundo estabelecida com a Universidade de Maryland.
1988