É o tipo de raciocínio que permite deduzir conclusões de premissas que são hipóteses ao invés de deduzir de fatos que tenham sido observados pelo sujeito. As pessoas dotadas das operações formais podem raciocinar sobre problemas hipotéticos, totalmente simbólicos, construídos em suas mentes.
Isso tudo, se as premissas forem verdadeiras. Método dedutivo: esse argumento é feito do maior para o menor, ou seja, de uma premissa geral em direção a outra, particular ou singular. ... Método indutivo: esse raciocínio vai do menor ao maior ou de uma premissa singular ou particular para outra, geral.
é a propriedade de uma asserção, ideia,hipótese ou teoria poder ser mostrada falsa.
Karl Raimund Popper
Um dos principais fundamentos popperianos, “Não sabemos, só podemos conjecturar”19, norteia as afirmações dos parágrafos anteriores, e nos deixa claro que Popper pretende afirmar que é mais correto logicamente concluir pela falsidade de uma teoria do que pela sua verdade.
Podemos distinguir ciência de pseudociência pela análise do método empregado, pela possibilidade ou impossibilidade de reproduzir de modo independente os experimentos e resultados apresentados e, como foi dito, pelo critério de falseabilidade.
Falseabilidade ou refutabilidade, é a propriedade de uma asserção, ideia, hipótese ou teoria poder ser mostrada falsa. Conceito importante na filosofia da ciência (epistemologia), foi proposto pelo filósofo austríaco Karl Popper na década de 1930, como solução para o chamado problema da indução.
Assim, uma teoria só pode ser considerada científica quando é falseável, ou seja, quando é possível prová-la falsa. Esse conceito ficou conhecido como falseabilidade ou refutabilidade. Segundo Popper, o que não é falseável ou refutável não pode ser considerado científico.
De forma geral, o método científico pode apresentar as seguintes etapas:
O método experimental tem três etapas: hipótese prévia, experimentação e generalização dos resultados. A hipótese prévia estabelece uma relação de causa-efeito explicativa para determinado fenômeno.
Resposta. Resposta: Observação, problematização, formulação da hipótese, experimentação e teoria.
Resposta: A importância do método científico é que ele se trata de estudos e observações a cerca de uma temática que tornam o objeto de estudo confiável e aceito na sociedade.... Logo, por meio do método científico pode-se provar outras teorias e difundir o conhecimento científico.
O método científico é composto dos seguintes elementos:
Discussão, teste e calibração. Aplicação, axioma e teorema. Observação, modelagem e aplicação.
Entre outras características, o método científico é indutivo e dedutivo. É indutivo, na medida em que procede à classificação sistemática dos dados obtidos, através da observação, com o intuito de determinar as uniformidades e as regularidades que apresentem. ... O método científico é acionado pelas várias ciências.
O método científico pode ser definido como um conjunto de regras básicas para realizar uma experiência, a fim de produzir um novo conhecimento, bem como corrigir e integrar conhecimentos pré-existentes(Vianna, 2001).
Método Científico na Filosofia Na filosofia, o método científico considera o fato de o pensamento obedecer a certos princípios internos. Esses princípios são a identidade, a razão, a não-contradição e a exclusão. Dos princípios dependem o conhecimento da verdade e exclusão do que não foi comprovado.