Quais são as causas possíveis da dormência no braço esquerdo? A dormência e o formigamento podem acontecer no braço esquerdo quando uma raiz nervosa é pressionada a nível da coluna cervical ou falta sangue no braço, devido a algum déficit circulatório nessa região do corpo.
No braço: pode ser resultado da pressão no conjunto de nervos do chamado “plexo-braquial”, na medula espinhal. Dormir de um jeito errado, por exemplo, pode comprimir um desses nervos e deixar o braço todo formigando – por isso, melhorar a posição do sono já é suficiente para resolver.
Para aqueles com Dyesthesia (dormência ou queimação) a aplicação de compressas frias ou a submersão da parte do corpo adormecida em água fria pode aliviar muito a sensação durante por um período de tempo.
O formigamento ou dormência no braço esquerdo, ou mais raramente, no braço direito, pode ser um sintoma de infarto, principalmente quando piora ao realizar esforços ou está acompanhado de outros sintomas como dor no peito, falta de ar, mal estar ou suor frio.
Essa sensação é uma resposta dos nervos e dos vasos sanguíneos ao serem pressionados por um longo período —como quando dormimos com a cabeça em cima dos braços ou ficamos com as pernas cruzadas. Após um tempo, os nervos reagem produzindo uma sensação de formigamento e dormência, comandada pelo cérebro.
A sensação de formigamento nas pernas e nos pés pode acontecer simplesmente por se posicionar mal o corpo ou pode ser sinal de doenças como hérnia de disco, diabetes ou esclerose múltipla, ou ainda acontecer devido a uma fratura num membro ou a uma mordida de um animal.
Independentemente de ser o peso do corpo inteiro ou só da cabeça, essa posição pode fazer muita pressão nos nervos do braço e diminuir o fluxo de sangue, que causa formigamentos dolorosos.
Como se habituar ao lado certo de dormir?
O formigamento nas mãos e nos pés pode ser causado por doenças circulatórias das artérias e veias, que geram ainda outros sintomas como dor e formação de úlceras. Além disso sentir as mãos e os dedos formigando ao acordar também pode indicar má circulação.
Caso costume manter as mãos fechadas, fica claro o sinal de que um momento de grande tensão pode estar acontecendo. Pessoas adeptas dessa posição de dormir parecem gostar de manter contatos informais e também conquistar novas amizades, mas também são muito autoconfiantes e demonstram certa tendência a ser “folgado”.
Como vimos, as mãos do bebê ficarem fechadas é algo natural do recém-nascido e está relacionado à imaturidade do sistema nervoso, que ainda não está completamente desenvolvido para coordenar movimentos mais complexos, como os das mãos e dos dedos.
A forma como fechamos as mãos diz algo sobre a nossa personalidade, como a maneira em que nos relacionamos com os outros ou tomamos decisões.