A moda é um fenômeno social. Nos vestimos para estarmos presentes nos espaços e as semelhanças em estilos nos ajudam a criar pertencimentos diversos; a nossa cidade, nosso estado, nossa turma de amigos, nosso trabalho. Muitos eteceteras podem ser colocados aqui.
Desnaturalizar os fenômenos sociais significa não perder de vista a sua historicidade. É considerar que eles nem sempre foram assim. É perceber que certas mudanças ou descontinuidades históricas são fruto de decisões. Estas revelam interesses e, portanto, são fruto de razões objetivas e humanas.
No campo da Sociologia, o termo desnaturalizar é usado para evidenciar que os fenômenos sociais passaram por diferentes momentos históricos. Nesta direção, o termo desnaturalização nos mostra que as mudanças sociais só acontecem por conta das decisões tomadas pelo homem.
O olhar sociológico é importante para a compreensão dos acontecimentos que se passam diariamente no campo social. Nesta direção, o olhar sociológico pode ser compreendido como o direcionamento para a análise e compreensão dos Fatos Sociais.
Estranhamento e desnaturalização compreendem conceitos bastante relacionados dentro da Sociologia. O estranhamento se refere ao ato de inconformidade com situações grotescas e de repúdio, o que apenas potencializa a desnaturalização destes processos.
O processo de estranhamento oferece ao aluno um ponto de partida, uma possibilidade para o desenvolvimento de um saber capaz de levar o indivíduo de encontro a um debate mais amplo. ... Esse movimento permite ao individuo inquietar-se criticamente com questões corriqueiras e consagradas pela normalidade.
1 Ato ou efeito de estranhar(-se). 2 Surpresa, admiração, espanto face ao que não é comum ou habitual ou, ainda, totalmente inesperado; estranheza.
Bom dia! Bem, Antropologia é a ciência que estuda a cultura humana. ... E a Alteridade na Antropologia, é o conceito que define a existência do indivíduo a partir de um outro indivíduo. Ela diz que NENHUM indivíduo pode existir senão a partir da visão com o outro.