Foi o psiquiatra Eugen Bleuler quem, em 1911, descreveu a ambivalência afetiva como uma “presença simultânea de dois sentimentos opostos (atração e repulsa), de duas direções opostas da vontade, em relação ao mesmo objeto“.
Condição de ambivalente, do que apresenta simultaneamente valores opostos. [Psicologia] Simultaneidade de dois sentimentos ou pontos de vista opostos, em relação a algo ou alguém: sentir amor e ódio ao mesmo tempo é ambivalência.
A ambivalência emocional é caracterizada pela existência de sentimentos conflitantes em relação a uma pessoa ou situação. ... Assim, cria-se uma relação de amor e ódio, em que existe uma emoção negativa e uma emoção positiva em relação à mesma pessoa.
De forma concisa, afeto é a representação de apego de uma pessoa para outra, bem como a alguma coisa. ... Condensa bem o amor que uma pessoa sente pela outra, seja por palavras ou ações. Também é visto como um conjunto de atribuições psíquicas que se movimentam através dos sentimentos, emoções e paixões.
Gostar de alguém é um risco do desconhecido. Depois de conhecer um pouco esse alguém, as atitudes e as vontades acabam por ficar completamente incontroláveis. A paixão é um sentimento que descontrola qualquer racionalidade. As emoções explícitas são a principal marca dessa sensação.
Mensagens para entender a diferença gostar é querer ficar junto, mesmo sem vontade e amar é estar junto não importa o contexto; gostar é egocêntrico e amar é respeitar o outro.
verbo transitivo Despertar paixão, interessar vivamente: leitura que apaixona. verbo pronominal Enamorar-se perdidamente. Empolgar-se por, demonstrar grande interesse em: apaixonar-se pela profissão.
Por que as pessoas se apaixonam? De acordo com uma tese sobre a paixão, as pessoas se apaixonam para exercerem, inconscientemente, um processo chamado de auto-expansão, que nada mais é do que, basicamente, um meio para nosso rápido crescimento pessoal.
O amor nunca pode ser desvendado totalmente, mas certos fatores realmente tornam mais provável que duas pessoas se apaixonem. Alguns desses fatores são biológicos, como hormônios e cheiros, enquanto outros são comportamentais, como educação e linguagem corporal. Como fazer com que ele ou ela se apaixone por mim?
Por outro lado, existem pesquisas que tentam responder essa pergunta. Uma delas, realizada na Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, constatou que o tempo médio que as pessoas levam para superar o fim de um relacionamento seja de 11 semanas, o que é equivalente a quase três meses.
Se apaixonar rapidamente pode acabar em decepção O problema é, quando nos apaixonamos muito rápido por alguém, isto pode causar grandes decepções. Algumas pessoas alegam amar perdidamente em um curto espaço de tempo, desconsiderando que se apaixonar rapidamente pode trazer problemas.
Se apaixonar por alguém nunca é errado, afinal, não somo capazes de controlar o que sentimos, mas como somos responsáveis por atos, refletir sobre o assunto é a maneira mais honesta para sair de uma situação cheia de conflitos.
Eles se apaixonam mais rápido De acordo com um estudo publicado no Journal of Social Psychology, os homens se apaixonam mais rápido que as mulheres. O que joga fora a ideia de que as mulheres são fracas e os homens resistentes ao amor.
A paixão e o amor são sentimentos lindos, mas geralmente a baixa autoestima pode fazer com que a pessoa se apaixone por alguém que não tem muito contato ou mal conhece. O melhor é desenvolver a capacidade de gostar e cuidar de si mesmo para que qualquer relacionamento com o outro seja saudável e feliz.