A palavra mecha é uma exceção à regra da escrita de x após a sílaba inicial me-. Visto ter sua origem na palavra em francês mèche, deve ser escrita com ch.
Um mecha (メカ meka, abreviatura de mechanical, inglês para mecânico) ou mecha é um robô gigante (geralmente bípede) controlado ou não por um piloto ou controlador, comuns em algumas obras de ficção científica, mangá e anime.
Misturar ou movimentar o interior, o recheio de algo: mexia o angu. Estar com pressa: vamos, mexa-se! Empenhar-se para obter alguma coisa, para alcançar um objetivo: ele precisa se mexer para passar no vestibular.
Significado de Mecha Porção de cabelo. Fios torcidos que se metem nas feridas, para conservá-las abertas e mantê-las drenadas; dreno.
Forma congénita de albinismo, de transmissão autossómica dominante. Caracteriza-se, em geral, por uma despigmentação (por falta de melanócitos) localizada e limitada a uma parte da fronte e a uma mecha branca de cabelos. Pode estar associada a perturbações neurológicas e/ou a alterações dos olhos.
Poliose é a perda da melanina ciliar levando à descoloração ou mesmo embranquecimento do cílio. Pode ser congênita (síndromes, albinismo...) ou adquirida. Pode ocorrer nos cílios, no cabelo e em outros pelos do corpo.
A mecha de fios brancos é explicada cientificamente pelo termo piebaldismo. Trata-se de uma condição genética que indica que as células que produzem a melanina, ou os melanócitos, não estão funcionando de forma eficaz naquela determinada área.
O piebaldismo é uma condição genética hereditária autossômica dominante, que faz com que o bebê nasça com uma mecha de cabelo sem cor ou algumas manchas brancas pelo corpo, ou os dois. Mas nada que afete a saúde da criança.
Vitiligo, doenças da tireoide e radiação ultravioleta também impactam na produção da coloração dos fios. Antes dos 30 anos, cabelos brancos podem indicar problemas de saúde. Foto: Bigstock.
O envelhecimento geralmente é permanente e progressivo, mas a velocidade de despigmentação depende do organismo de cada um. As razões para a origem precoce de cabelos grisalhos são diversas, desde genética até o uso de produtos com susbtâncias agressivas para os fios.
O fio branco nada mais é do que a perda de pigmento dos cabelos, denominada cientificamente de canície. Isso ocorre porque o nosso organismo perde a capacidade de formar a melanina, proteína responsável pela cor dos melanócitos, que são as células formadoras da matriz dos cabelos.
De acordo com o tricologista Valcinir Bedin, a partir dos 18 anos não é preciso mais se preocupar, mas se a quantidade dos fios brancos for grande, o problema pode ser a falta de cobre no organismo - e aí, sim, o problema deve ser tratado.
Neste sentido, use uma tinta roxa ou creme matizador, misturado com uma máscara matizadora e algumas gotinhas de óleo de coco (opcional). Com essa mistura em mão, você vai aplicar por todo o cabelo e deixar agir por mais 40 minutos.
Fígado. O fígado está no topo da maioria das listas de alimentos que ajudam a evitar cabelos brancos. Ele é rico em alguns nutrientes que ajudam a manter o fio saudável e pigmentado, incluindo vitamina B12, cobre, ferro e vitamina B9.
Formas de retardar os fios brancos Evitar o uso de cigarro, pois fumar acelera o processo de envelhecimento; Aumentar o consumo de alimentos ricos em vitamina B12, como salmão, frango, peru, leite, queijo, ovos, ostra e fígado porque melhoram a irrigação do bulbo capilar. Veja mais alimentos ricos em vitamina B12.
Alimentos ricos em melanina para o cabelo Como comentamos por aqui, a dica é priorizar alimentos ricos principalmente em vitamina A, como cenoura, tomate, batata-doce, espinafre e manga.
Sete alimentos que ajudam a prevenir os cabelos brancos
Por isso, uma solução para esse problema pode ser ingerir alimentos ricos em cobre: batatas, ervilhas, carnes vermelhas, cogumelos, entre outros. Segundo o dermatologista Valcinir, a substância auxilia na produção de melanina do fio.
8 alimentos para incluir na dieta e ter cabelos mais fortes