Sentido literal, portanto, é tudo aquilo que tem o sentido exato e, nesse caso, podemos dizer que “exato” quer dizer “sentido do dicionário”. ... Por exemplo, quando você diz: “Meu carro quebrou”, tais palavras estão no seu sentido de dicionário, ou seja, literal.
A conotação está muito presente na linguagem literária, principalmente, na linguagem poética, porém não é exclusividade delas, é bastante utilizada, também, em outros textos: publicitários, histórias em quadrinhos, letras de música, piadas, etc.
Como exemplos de textos conotativos podemos ter contos, poemas, fábulas e textos pessoais e emotivos. Já como exemplos de textos denotativos podemos ter matérias de jornais, revistas, documentários e outros tipos de literatura realista (folhetos de informação e etc).
Os textos com função referencial possuem linguagem objetiva, sem a presença de aspectos subjetivos ou discurso literário. A função referencial usa a linguagem no sentido literal, com discurso, geralmente, na terceira pessoa do singular ou do plural, evitando assim que o entendimento da mensagem seja prejudicado.
O texto literário é aprestado em uma linguagem pessoal, envolta em emoção, emprego de lirismo e valores do autor ou do ser (ou objeto) retratado. Já o texto não-literário tem como marca a linguagem referencial e, por isso, também é chamado de texto utilitário.
Texto Literário:
Características do texto literário
O texto não literário apresenta linguagem objetiva, clara, concisa, e pretende informar o leitor de determinado assunto. Para isso, quanto mais simples for o vocabulário e mais objetiva for a informação, mais fácil se dará a compreensão do conteúdo: foco do texto não literário.
Eles se dividem em três categorias básicas: gêneros épico, lírico e dramático. Vale salientar também que, atualmente, os textos literários são organizados em três gêneros: narrativo, lírico e dramático.
“Como Melhorar Um Texto Literário” faz parte da “Série Guias do Escritor” lançada no Brasil pela editora Gutenberg. Ao todo a coletânea reúne sete livros de autores espanhóis. O objetivo da série é oferece manuais práticos sobre diferentes aspectos da arte da escrita.
Os gêneros literários são categorias dos textos literários, classificados de acordo com a forma e o conteúdo. Dessa maneira, englobam o conjunto de características formais e temáticas das manifestações literárias. Do latim, o termo “gênero” (“genus” e “eris”) significa origem e nascimento.
O Gênero Lírico é um dos três gêneros literários. No tocante à forma, o gênero lírico é basicamente composto por poesia. Já no conteúdo, o gênero lírico utiliza do lirismo para desenvolver temas mais subjetivos relacionados ao amor e a natureza.
O gênero épico é estruturado em versos e estrofes. Sua principal característica é a narração de ações nobres praticadas por heróis representativos da história de um determinado povo.
Os temas abordados pelo gênero lírico são: sentimentos. emoções. percepções.
Resposta: Veio do Latim LIRICUS, do Grego LYRIKÓS, “cantar com acompanhamento de lira”, de LYRA, o nome do instrumento musical.
Significado de Lírica substantivo feminino Poesia lírica, sentimental e definida pelo excesso de sentimentalismo, que destaca os sentimentos, colocando-os à frente do pensamento racional: a lírica de Camões. ... [Literatura] Reunião ou obra que contém as poesias líricas de um autor ou de uma época: lírica contemporânea.
Lírica é a qualidade de algo sentimental, que se destaca pelo seu excessivo sentimentalismo. Este adjetivo costuma ser utilizado para se referir ao gênero literário composto pelo uso do canto e da música, onde o autor da obra utiliza-se do “eu-lírico” para expor intensas emoções e sentimentos no texto.
Lira: Significa “instrumento musical”, “aquela que acalma com a sua melodia”. Lira é um nome feminino e que é pronunciado como “Laira”. Embora não seja possível afirmar qual o seu étimo, estudiosos da onomástica indicam que o mesmo tenha origem mitológica.
Lira é o nome de uma cidade localizada ao norte de Uganda que desde os tempos remotos destacava-se como grande centro de negócios. ... Essa é a origem real do nome desse Reino, composto por espíritos que vivenciaram os dias de glória da região de Lira.
Daí o termo “lírica”. A capacidade de comprimir amplos sentidos dentro de versos mais curtos e “cantados”, aliada à classe da lira, promoveram à lírica um status de algo mais elevado e profundo do que a poesia épica e a poesia dramática.
Eu lírico é um termo usado dentro da literatura para designar o pensamento geral daquele que está narrando um poema. É usado em textos do gênero lírico, que são caracterizados pela expressão dos sentimentos e da subjetividade.
O gênero lírico tem o objetivo de expressar as emoções e sentimentos dos autores por meio da função poética da linguagem.