O que é desigualdade social? A desigualdade social é um processo existente dentro das relações da sociedade, presente em todos os países do mundo. Faz parte das relações sociais, pois determina um lugar aos desiguais, seja por questões econômicas, de gênero, de cor, de crença, de círculo ou grupo social.
Resposta. Explicação: Desigualdade social é um conceito que afeta principalmente os países não desenvolvidos e subdesenvolvidos, onde não há um equilíbrio no padrão de vida dos seus habitantes, seja no âmbito econômico, escolar, profissional, de gênero, entre outros.
Segundo relatório de ONU (2010) as principais causas da desigualdade social são:
A desigualdade social representa a divisão injusta de bens econômicos e capitais dentro da sociedade. ... Por fim, seguem dois exemplos que demonstram a desigualdade social em várias partes do mundo: 1º: moradores de rua. 2º: formações de condomínios com mega mansões.
Nesse sentido, você percebe as desigualdades da sociedade quando olha as imponentes residências (em áreas nobres da sua cidade) e barracos de madeira (nas favelas). Portanto, falar em desigualdade social é destacar as diferenças de estilos de vida entre pessoas ricas e pessoas pobres.
Basta uma simples observação sobre a sociedade em que vivemos:
Realidade social – conjunto das interações que os seres humanos estabelecem entre si e entre aquilo que os rodeia. Sistema comunicacional que assegura a vida dos indivíduos num grupo, num dado espaço e tempo.
No Brasil, a associação entre os termos “desigualdade social” e “diversidade cultural” é possível, pois apesar de nossa diversa formação cultural, a exclusão social apresenta-se como um fator de exclusão que se manifesta, majoritariamente, por meio da diferença entre as diversas culturas que formam a população ...
Quando se deseja estabelecer um conceito de diversidade cultural e desigualdade social, percebe-se que há diferenças não só no significado da palavra, mas na constituição do próprio conceito. Diversidade possui significado diferente de desigualdade.
Podemos explicar a grande diversidade cultural que compõe a população brasileira foi criada por causa de sua matriz étnica, que inicialmente reuniu europeus, nativos indígenas e africanos. ... Toda essa reunião de diversos povos no Brasil resultou na grande diversidade cultural.
1. Um país que exerce bastante influência na cultura brasileira são de origem africana. No Brasil, nota-se que muitas pessoas adotam as religiões africanas como umbanda e candomblé, por exemplo. ... Sim, uma cultura de um país pode ser mesclada com a outra.
São elementos característicos da cultura brasileira a música popular, a literatura, a culinária, as festas tradicionais nacionais, como o Carnaval, e as festas tradicionais locais, como as Cavalhadas de Pirenópolis, em Goiás, e o Festival de Parintins, no Amazonas.