Resiliência Social – envolve fatores relacionados ao sentimento de pertencimento, supervisão de pais e amigos, relacionamentos interpessoais, ou seja, modelos sociais que estimulem a aprendizagem de resolução de problemas.
No contexto da ecologia, a resiliência é a aptidão de um determinado sistema que lhe permite recuperar o equilíbrio depois de ter sofrido uma perturbação. Este conceito remete para a capacidade de restauração de um sistema.
Na ecologia, a resiliência é a capacidade de um ecossistema de responder a uma perturbação ou distúrbios, resistindo a danos e recuperando-se rapidamente. ... Difere de resistência, que é a capacidade de um sistema de manter sua estrutura e funcionamento após um distúrbio.
Para nós, a resiliência é a capacidade que uma pessoa possui para lidar com seus problemas, não se abater perante adversidades, buscando se adaptar as mudanças e resistir a qualquer tipo de pressão para superar barreiras.
Um ecossistema é um conjunto formado pelas interações entre componentes bióticos, como os organismos vivos: plantas, animais e micróbios, e os componentes abióticos, elementos químicos e físicos, como o ar, a água, o solo e minerais.
Uma comunidade digital é um grupo de indivíduos com interesses comuns que trocam experiências e informações em ambiente virtual. Uma comunidade presencial é um grupo qual interage fisicamente, se reunindo para discutir opiniões e melhoras a sociedade.
é uma comunidade que estabelece relações através de meios de comunicação, como redes sociais, à distância...
Indivíduos entram em comunidades conforme seu interesse, se comunicam, debatem, formam um conhecimento conjunto e se apropriam dele cada um de forma própria. Entender os grupos nas redes sociais e participar deles é, assim, chave para entender e atuar na formação da sociedade em si.