Um professor precisa ser ousado, persistente e esperançoso. É ele quem está grande parte do tempo presente na vida de seu aluno. Sua missão é ensinar, escutar, orientar, motivar, desafiar, descobrir potencialidades e desenvolver as habilidades de cada pessoa com quem compartilha seus ensinamentos.
Sou professor porque tenho esperança que a educação pode e deve ser priorizada como a melhor e a maior forma de contribuir para que as pessoas sejam melhores em sociedade, sejam cidadãos plenos.
Ser um professor hoje é ser protagonista do ensino. É renovar e interagir com os alunos, pois sem isso o processo de aprendizagem não é otimizado. ... É considerar que seu papel é contribuir para a busca do docente por aprimorar a qualidade do ensino.
Construir um ambiente de aprendizagem de qualidade é um dos grandes desafios enfrentados no Brasil, em especial pelos professores que atuam em escolas públicas e se deparam, cotidianamente, com situações de desvalorização profissional, violência e falta de recursos.
Na educação do século XXI, o conhecimento está fora da redoma. Eis o grande desafio dos professores e escolas dos novos tempos: assimilar as transformações; criar métodos para atrair a atenção dos estudantes; e agregar conhecimento a eles, oferecendo algo além do que eles poderiam obter na internet.
O 3 Maiores Desafios da Humanidade no Século XXI
A educação para o século 21 é um negócio dedicado à aprendizagem e não ao ensino. Assim, a performance dos educadores deve ser guiada pelo entendimento mais atual do processo de aprendizagem. ... É fato que os educadores enfrentam mais um desafio intimidante: prover os alunos com as competências e habilidades do século 21.
Desafios do Século XXI | Três grandes preocupações a respeito da IA
A humanidade deve enfrentar neste século três grandes desafios interligados: as mudanças climáticas, o déficit crescente de oportunidades de trabalho decente e a necessidade de alterar drasticamente a matriz energética, reduzindo o consumo das energias fósseis.
O aumento populacional cria também disparidades sociais. Nos países mais pobres, como no continente africano, as altas taxas de fecundidade e o crescimento da população mais jovem dificultam o desenvolvimento. ... Já em nações ricas, como o Japão e países europeus, o problema é o envelhecimento do povo.
Dos ataques terroristas do 11 de setembro, à pandemia do novo coronavírus, recorde os acontecimentos e as figuras que marcaram os primeiros 20 anos do século XXI. Este é o primeiro século da História da Humanidade em que acontecimento e registo sucedem em simultâneo.