Pacientes com quadro sem necessidade de internação ou com condição de alta podem receber tratamento oral com amoxicilina 500 mg VO a cada 8 horas ou eritromicina 250 mg VO a cada 6 horas. Em casos de alergia, as opções são cefalexina, clindamicina ou linezolida.
Além do tratamento com antibiótico é fundamental o repouso durante o período de tratamento da erisipela; por tanto deve-se evitar atividades físicas até o restabelecimento da pele e das condições gerais do paciente.
Não existem recomendações dietéticas específicas para tratamento de erisipela. Contudo, a indicação de alimentação saudável rica em frutas e verduras e pobre em alimentos industrializados é a mesma que da população geral. Fique bem!
As meias de compressão são divididas em três tamanhos: panturrilha, coxa e meia calça. As mais usadas e recomendadas pelos médicos são as meias que vão apenas até a panturrilha (também conhecidas como 3/4). Elas são suficientes para a grande maioria dos pacientes e tão efetivas quanto as de comprimento até a coxa.
Nunca se deve dormir com uma meia de compressão. “Ela comprimi a circulação arterial quando você está deitada”. E depois de alguns meses as meias precisam ser trocadas. “Se for usada diariamente ela dura quatro meses em méd.
Como limpar as meias de compressão Recomenda-se a lavagem manual. Use água morna e um detergente neutro. Para proteger a roupa, recomendamos virar a peça do avesso antes de lavá-la. Não use alvejantes ou amaciantes de roupas.
Jogue suas meias no balde junto com a água quente, o sabão neutro e uma colher de bicarbonato de sódio e deixe agir por algumas horas. Ah, lembre-se de que neste processo de molho você ainda precisa separar as meias por cores! Depois do molho, enxágue bem as meias em água corrente e lave-as normalmente.