é uma abreviatura que representa três expressões em latim que são de diferentes gêneros: et alii (“e outros”, masculino plural) ... et alia (neutro plural)
Em caso de trabalhos de dois autores, deve-se citar sempre os dois autores no texto. Para três, quatro ou cinco autores, deve-se informar o sobrenome de todos os autores na primeira citação; para as citações subsequentes, incluir o sobrenome do primeiro autor seguido de et al. (sem itálico).
Uma dessas expressões que vieram para tirar o juízo da gente é o et al. A abreviatura de et alii ou et alíus e outros variantes de gênero é proveniente da nossa língua materna, o latim e tem como função facilitar a menção a um conjunto de autores(as).
Cita-se o primeiro autor seguido da expressão "e col." (abreviatura de "e colaboradores") ou "et al." (abreviatura da expressão latina "et alii", que significa "e outros"). É importante manter uma uniformidade em toda a tese, qualquer que seja a expressão adotada.
– Até 3 autores: coloque o sobrenome de todos. Exemplos com uma citação direta e uma indireta (observe a formatação e a pontuação): Segundo Gatti e André (2010, p.
Et al é a abreviação de uma expressão em latim que significa "e outros". ... O uso do et al nas citações serve para simplificar as referências e evitar uma lista de nomes muito longa no corpo do trabalho, que prejudique a fluidez da leitura do texto.
(Citação indireta. Quando o sobrenome do primeiro autor estiver fora dos parênteses, pôr só a inicial em maiúsculas, seguido da expressão latina et al. Acrescente ano da publicação entre parênteses.
1 autor – (SOBRENOME, Nome, ano); 2 autores – (SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome, ano); 3 autores – (SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome, ano); 4 ou mais autores – (SOBRENOME, Nome, et al., ano).
Citação de mais de dois autores Cita-se o primeiro autor seguido da expressão "e col." (abreviatura de "e colaboradores") ou "et al." (abreviatura da expressão latina "et alii", que significa "e outros").
1. Como citar dois autores
A principal característica da citação indireta é a adaptação do trecho. Isso quer dizer que fica a cargo do autor descrever com suas próprias palavras a ideia da referência original. Ainda assim, na citação indireta, deve haver menção ao autor e ano da obra. No entanto, o número da página não é obrigatório.
Quando usamos esse tipo de citação devemos colocar entre parênteses o sobrenome do autor, o ano da publicação da obra e o número da página (tudo separado por vírgulas). Além da citação direta, há mais dois tipos de citação: Citação indireta: é aquela que se baseia em uma obra, com as nossas palavras.
Citação Direta
Referência de artigo e/ou matéria de site em ABNT