A Festa do Divino foi trazida pelos açorianos para o Brasil, no século XVI, e também acompanhou os açorianos que emigraram para os Estados Unidos, o Canadá e o continente africano.
Em Florianópolis, a Festa do Divino, realizada desde 1776 pela Irmandade do Divino Espírito Santo (Ides), ocorre entre os dias 6 e 9 de junho, na Rua Emílio Blum, 124, ao lado da Praça dos Bombeiros, no Centro da cidade. ... Além do Centro, a Festa do Divino ocorre em 14 comunidades da Capital.
O Divino Espírito Santo é a fonte do amor, da plenitude e dos dons espirituais, sendo conhecido como uma das três pessoas da Santíssima Trindade, representada por Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Acredita-se que o Divino Espírito Santo seja uma “presença” que traz a promessa de renascimento, dons e graças.
O símbolo da pomba representa os dons do espírito santo, simboliza a renovação, já que a pomba apareceu no momento do batizado de Cristo e também simboliza parte da Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.
Veja abaixo as características do fruto do Espírito que você deve praticar, e confira ao lado de cada um o contrário, coisas que você deve abandonar!
Você sabe quais são os sete dons do Espírito Santo ? Os dons são as graças de Deus que nos auxiliam para crescermos e nos desenvolvermos na virtude e perfeição de uma vida cristã, eles são: conselho, entendimento, fortaleza, sabedoria, piedade, ciência e temor a Deus.
Dentre os dons existentes, podem ser citados como exemplos: dom da sabedoria, dom do conhecimento, dom do discernimento dos espíritos, dom da fé, dom da cura, dom da operação de milagres, dom da profecia, dom da variedade de línguas e dom da interpretação de línguas.
No contexto bíblico neo-testamentário, o termo dons espirituais refere-se a nove dons dados por Deus aos cristãos, por meio do Espírito Santo, para auxílio na propagação do evangelho de Jesus Cristo e edificação da igreja.
OS TRES TIPOS DE DONS
O mestre ordenou que o talento fosse tomado do servo preguiçoso e dado àquele que tinha dez talentos: "Tirai-lhe, pois, o talento e dai-o ao que tem os dez talentos; porque a todo o que tem, dar-se-lhe-á, e terá em abundância; mas ao que não tem, até o que tem ser-lhe-á tirado.
pois os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis. ... Romanos 11:29. Que coisa tremenda isso!
Um talento é: “um dom ou habilidade natural de qualidade superior”; “uma habilidade inata marcada, como para a realização artística: ter um talento raro para música”; “uma habilidade inata, aptidão ou faculdade, capacidade acima da média: por exemplo um talento para cozinhar ”
Mas sua procedência remete à moeda romana, em ouro ou prata, que era a unidade maior no sistema monetário daquele império. Um único talento de ouro, em valores atuais, dá algo próximo a 60 mil reais! Assim, um talento, para os romanos ou para sua empresa, é algo de imenso valor.