1. Proteína de Canal – apresenta um canal aquosos ao longo de toda a sua molécula transmembrana, que permite o livre movimento de determinados íons ou moléculas (difusão);
No geral, as proteínas de canal transportam moléculas muito mais rapidamente do que as proteínas carreadoras. Isso ocorre porque proteínas de canais são apenas túneis; diferente das carreadoras, elas não tem que alterar a forma e voltar ao padrão toda vez que moverem uma molécula.
Suas principais funções são: servir como canais transportadores de iões ou moléculas, como por exemplo as aquaporinas que transportam água através da membrana; recepção de sinais celulares, ancoragem ao citoesqueleto ou à matriz extracelular, etc.
Os glicolipídeos auxiliam na proteção da membrana plasmática em condições adversas, como pH baixo. Sua presença altera o campo elétrico através da membrana e das concentrações dos íons na superfície da membrana.
As ATPases ou adenosinatrifosfatases constituem uma classe de enzimas que catalisam a decomposição do trifosfato de adenosina (ATP) em adenosina difosfato (ADP) e um íon de fosfato livre.
As proteínas hidrossolúveis se destinam à secreção (para liberação na superfície celular) ou para o lúmen de uma organela; as proteínas transmembrânicas têm como destino residir na membrana do RE, nas membranas de outras organelas, ou na membrana plasmática.
Resposta. as proteínas produzidas no citoplasma pelos ribossomos livres possuem função dentro da célula, diferente das proteínas produzidas pelo retículo endoplasmático rugoso, que possuem função fora da célula, ou seja, serão utilizados em processos exógenos.
É responsável pelo transporte das substâncias na célula Existem dois tipos de retículo endoplasmático: liso e rugoso. O RE rugoso fica em uma área mais próxima ao núcleo celular, tem o aspecto mais enverrugado e forma uma extensa área membranosa.
O retículo endoplasmático rugoso apresenta as seguintes funções: aumenta a superfície interna da célula, o que amplia o campo de atividade das enzimas, facilitando a ocorrência de reações químicas necessárias ao metabolismo celular, síntese de proteínas (sua principal função) e armazenamento.