As organizações orgânicas apresentam:
Boa organização de funções e responsabilidades; Mais informações, recursos e feedbacks aos colaboradores; Medidas de desempenho compatíveis com os objetivos; Melhores condições de manter os funcionários mais motivados além de promover uma maior integralização do mesmo para com a empresa.
Como já mostramos, esse é um dos principais pontos positivos de uma estratégia orgânica: resultados a longo prazo, com menor necessidade de manutenção e investimentos adicionais, além da promoção da redução do CAC. Tudo isso torna o ROI da estratégia ainda maior.
Estrutura organizacional é a forma pela qual as atividades desenvolvidas por uma organização são divididas, organizadas e coordenadas. Em um enfoque amplo, inclui a descrição dos aspectos físicos (ex.: instalações), humanos, financeiros, jurídicos, administrativos e econômicos.
A estrutura formal segue as relações hierárquicas e a divisão de departamentos. É um dos formatos mais tradicionais e o mais utilizado nas empresas, porque tem a estabilidade como um de seus principais aspectos. Está sujeita ao controle da direção e pode ter um crescimento significativo. A comunicação é vertical.
São três os tipos de estruturas organizacionais: funcional: diz respeito às funções da organização (por exemplo: contabilidade, compras, vendas), e é altamente especializada; linear: baseada na autoridade, na unidade de comando e na hierarquia; e.
Os principais tipos são: funcional, divisional e matricial. A estrutura divisional é adequada para organizações com unidades de negócios distintas, enquanto uma estrutura funcional é baseada nos deveres de cada cargo.
Os 3 tipos de estruturas na Construção Civil mais comuns são: estruturas metálicas, concreto armado e madeira, sendo que cada um apresenta suas vantagens e desvantagens no mercado da Engenharia. Há ainda sistemas estruturais híbridos ou mistos que combinam soluções integradas em mais de um dos materiais citados.
Tipos de Departamentalização
Existem várias formas de se departamentalizar uma organização: por função, por localização, por produto ou serviço, por clientes, por processos, por projetos, etc. Cada uma delas segue critérios diferentes. ... Esse tipo de departamentalização é usado, às vezes, quando há uma divisão de turnos de trabalho na empresa.
Quais são os quatro princípios importantes na hora de departamentalizar as atividades de uma empresa? ... Princípio de maior uso, Princípio de maior interesse, Princípio de separação do controle e Princípio da supressão da concorrência.
A departamentalização funcional é mais indicada em casos de estabilidade e de poucas mudanças, que requeiram desempenho continuado em que as atividades das áreas sejam bastante repetitivas e especializadas onde permaneçam inalterados por longo tempo.
A departamentalização consiste em agrupar as atividades da organização, de forma lógica e racional, buscando sempre a maior eficiência possível, otimizando os recursos organizacionais.
De acordo com o estudo de caso da companhia 3M, podemos verificar que: a referida empresa trabalha com dois tipos de departamentalização, a formal e a informal. Na departamentalização formal, a empresa exige que as suas unidades sigam os mesmos processos de produção definidos pela cúpula da companhia.
Envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com o tipo de pessoa ou pessoas para quem o trabalho é executado. As características dos clientes, como idade, sexo, nível socioeconômico, constituem a base para este tipo de departamentalização.
Departamentalização é um dos conceitos básicos de organização. Consiste no agrupamento de atividades diferentes em unidades especializadas dentro de uma organização. Este agrupamento tem o objetivo de organizar, facilitar a supervisão e a coordenação, e otimizar a busca por resultados.
Quando cada unidade da empresa ocorre em regiões diferentes, há o surgimento de um tipo geográfico de departamentalização, em que cada unidade ou região pode ter um gestor e este se reporta ao nível hierárquico geral (matriz da empresa), isto permite usar os diferenciais das diferentes regiões como vantagens ...
Este tipo de departamentalização envolve diferenciação e agrupamento de atividades de acordo com o produto ou serviço realizado. Baseia-se nos produtos ou serviços executados pela organização, que se descentraliza deles.
Este tipo de departamentalização diz respeito à forma como a organização irá se organizar de acordo com o produto ou serviço realizado. Nele, todas as tarefas ligadas à produção de um determinado produto ou serviço devem estar agrupadas em um mesmo departamento.
A departamentalização territorial, regional ou por localização requer diferenciação e agrupamento das atividades de acordo com a localização onde o trabalho será desempenhado ou uma área de mercado a ser servida pela empresa.