Para saber qual a quantidade de iluminância necessária no ambiente deve-se multiplicar o valor do lux médio pela área total do cômodo (NBR 5413). Caso queira apenas saber se a quantidade de luz existente é o suficiente para aquele ambiente, é só somar o lúmen de todas e dividir esse valor pelo metro quadrado.
A quantidade de lâmpadas é determinada pela quantidade de lúmens necessária no ambiente dividida pelos lúmens de cada lâmpada. Mas além disso é preciso escolher também o tipo de luminária a ser usado e o local de cada uma.
A distância entre os spots em relação às paredes é muito importante para alcançar a iluminação adequada e para a definição da quantidade de spots. Os spots devem apresentar em média 75 centímetros a 1 metro de distância entre si.
Os lustres e as luminárias, assim como a quantidade de lâmpadas, devem ser escolhidos de acordo com o tamanho do espaço do quarto. No caso de spots, uma distância de 1,5 m entre eles é adequado. No caso de um quarto de 3×3 m uma peça decorativa de 50 cm é proporcional.
Quanto maior for essa unidade de medida mais iluminado o cômodo ficará. Para você ter uma ideia da dimensão desse fator basta saber que há lâmpadas com 300 lm e outras com mais de 1.
Como regra geral, podemos usar a seguinte fórmula: lux médio desejado x área do ambiente. Por exemplo: se a área geral da sala tiver 8 metros quadrados, o cálculo será 8 x 150 = 1.
Se a preferência for por luzes embutidas no teto, as lâmpadas parabólicas PAR 30 de facho aberto são as ideais – podem ser halógenas de 50 watts ou LED de 7 watts.
Luz branca: proporciona uma situação de atenção, de foco, melhor visibilidade, deixa o ambiente sempre mais em alerta. Indicada para cozinha e áreas de escritório. Luz amarela: com um toque dourado, traz um aconchego, como se fosse um descanço para os olhos. Indicada para quarto e sala de casa.
A temperatura mais indicada para o quarto é o branco quente, que varia de 2.
Lâmpada LED 15w equivale lâmpada fluorescente compacta de 23w e equivale a lâmpada incandescente de 100w. Com a evolução das lâmpadas LED deve haver um aumento da eficiência, e esses números podem mudar.
Características
Lâmpada LED Tubular T8L 18W 120CM/4000K EQQO (1600 Lumens)
A equivalência entre as lâmpadas é medida pela comparação entre a quantidade de watts consumidos para uma mesma quantidade de lúmens emitidos. Por exemplo: uma lâmpada incandescente que emite 50 a 80 lúmens consome 20 W, enquanto uma lâmpada de LED consome apenas 2 W.
LAMPADA LED ALTO FATOR 50W 6.
Já nas compras online, atente à descrição dos produtos. Se o fabricante de uma lâmpada LED de 7 W, por exemplo, informa que ela equivale a uma incandescente de 100 W, mas não apresenta nenhuma informação sobre o fluxo luminoso, desconfie.