EQST

O Que Pode Causar Bronquiolite?

O que pode causar bronquiolite?

Em geral, sua causa é o vírus sincicial respiratório (VSR), que ataca principalmente crianças até os 2 anos de idade. Essa invasão propicia um excesso de muco nos tubinhos por onde o ar passa, comprometendo a captação de oxigênio. Entre os sintomas, o bebê fica com dificuldade para respirar.

Qual é o sintomas da bronquiolite?

Os sintomas iniciais são bem parecidos com os do resfriado: tosse, obstrução nasal, coriza e às vezes chiado no peito. “Os sinais e sintomas da bronquiolite se assemelham a uma crise de asma ou bronquite e duram aproximadamente de 3 a 15 dias.

O que fazer para evitar bronquiolite?

Como evitar que a bronquiolite volte a surgir
  1. Evitar que o bebê brinque com outros bebês com gripe ou resfriados;
  2. Lavar as mãos antes de pegar no bebê, especialmente após estar em contato com outras pessoas;
  3. Limpar frequentemente os brinquedos e superfícies onde ao bebê brinca;
Mais itens...

Quem transmite a bronquiolite?

Durante os outros meses, a bronquiolite geralmente é causada por outros vírus. O VSR é altamente contagioso e pode permanecer ativo em superfícies por várias horas. É transmitido pelo contato com uma pessoa infectada e pode se espalhar facilmente através das famílias, creches e hospitais.

Quem pega bronquiolite pode pegar de novo?

O alerta permanece para os maiores porque a bronquiolite não produz imunidade, o que significa que o mesmo paciente pode ter a infecção mais de uma vez. Os mesmos vírus que causam sintomas leves em adultos e crianças maiores podem causar bronquiolite em menores de um ano de idade.

Como diagnosticar uma bronquiolite?

"O diagnóstico da bronquiolite costuma ser feito com base no exame físico da criança, dos sinais referidos pelos pais. A radiografia de tórax, pode ajudar no diagnóstico ao evidenciar o excesso de ar nos pulmões, além de descartar outras doenças, como a pneumonia.

Como se define a bronquiolite viral aguda?

O que é bronquiolite aguda? Trata-se de uma infecção viral, que acomete a parte mais delicada do pulmão dos bebês (os bronquíolos). Essas estruturas do organismo são a continuidade dos brônquios, que distribuem o ar para dentro dos pulmões.

Quantos dias dura o tratamento da bronquiolite?

A doença tem um curso autolimitado e sua duração depende de fatores como: o agente causador, idade do paciente e doenças de base. De uma forma geral, o desconforto respiratório melhora de três a cinco dias e a tosse melhora numa média de oito a 15 dias.

Como saber se é resfriado ou bronquiolite?

Os sinais iniciais são bem parecidos com os do resfriado: tosse, obstrução nasal, coriza e ás vezes chiado no peito. Os sintomas da bronquiolite se assemelham a uma crise de asma ou bronquite e duram, aproximadamente, de 3 a 15 dias. Dificuldade para respirar e falta de ar indicam gravidade.

Quem já teve bronquiolite pode ter de novo?

O alerta permanece para os maiores porque a bronquiolite não produz imunidade, o que significa que o mesmo paciente pode ter a infecção mais de uma vez. Os mesmos vírus que causam sintomas leves em adultos e crianças maiores podem causar bronquiolite em menores de um ano de idade.

Quantos dias de internado para bronquiolite?

Pacientes com doença grave devem ser hospitalizados. Aqueles com insuficiência respiratória, necessidade de suporte ventilatório ou instabilidade hemodinâmica (causada pela infecção viral ou doença bacteriana secundária) devem ser internados em ambiente de terapia intensiva pediátrica.

Qual tipo de isolamento para bronquiolite?

Caso não haja disponibilidade de um quarto privativo, ou de um isolamento comum aos portadores da doença, uma distância mínima de dois metros entre cada leito da unidade deve ser obedecida. A secreção nasal contaminada por VSR pode permanecer infectante por mais de 6 horas.

Quantos dias dura um resfriado em bebê?

Quanto tempo dura um resfriado no bebê? Na maioria dos casos, os sintomas começam a melhorar entre três a sete dias.