Chamamos de regência verbal a relação que se estabelece entre os verbos e os termos que os complementam (objetos diretos e objetos indiretos) ou caracterizam (adjuntos adverbiais). Os verbos podem ser intransitivos e transitivos.
Significado de Concordância substantivo feminino Ação ou efeito de concordar, de estar de acordo com; conformidade, acordo: concordância de testemunhos.
A concordância verbal trata das alterações do verbo, para se acomodar ao seu sujeito. Como regra geral o verbo concorda com o seu sujeito em pessoa e número: Não pare agora... ... - Anteposto: nesse caso o verbo vai para o plural.
Quando esta estiver relacionada ao sintagma nominal (parte da oração cujo núcleo é o substantivo), há a Concordância Nominal. A regra geral de Concordância Nominal diz que todos os determinantes (adjetivo, numeral, pronome adjetivo e artigo) devem harmonizar-se quanto ao gênero e ao número do substantivo.
Está correta quanto à concordância nominal a frase: Trabalhava esperançoso a moça e o rapaz. As crianças mesmo consertariam tudo. Levou camisa, calça e bermuda velhos. Preocupadas, a mãe, a filha e o filho resolveram sair.
A frase em que há erro de concordância verbal é: Deve existir problemas nos seus documentos. O verbo "existir" é pessoal. Assim, deveria ser flexionado no plural para concordar com o sujeito "problemas".