O que periodontite aguda? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
É uma infecção rara e agressiva nas estruturas de suporte dos dentes (gengivas, ligamento periodontal e osso) que promove a rápida e quase sempre irreversível perda de inserção das raízes a estas estruturas.
O que é uma periodontite crônica?
A periodontite crônica é a forma mais comum do problema. Nela, a destruição dos tecidos de suporte está relacionada com uma quantidade compatível de fatores locais, como tártaro acima ou abaixo da gengiva. Esse tipo tem progressão lenta e possui períodos de exacerbação e remissão.
Qual a diferença entre periodontite crónica e aguda?
A periodontite agressiva difere da forma crônica pela rapidez na sua progressão, ausência de grandes acúmulos de placa e cálculo e uma história familiar de doenças agressivas.
Qual o tratamento para periodontite severa?
De acordo com Drisko (2000), para o tratamento de periodontites agressivas é necessário abordagem periodontal cirúrgica associada à utilização de agentes antimicrobianos. Ressalta, também, a importância da terapia periodontal de manutenção periódica.
É possível reverter a periodontite?
Provavelmente você está se perguntando: a doença periodontal é reversível? Embora a doença periodontal avançada possa exigir intervenções mais complexas, é possível reverter a gengivite.
Como tratar periodontite crônica?
A base do tratamento não cirúrgico da periodontite crônica ainda é alterar ou eliminar a placa bacteriana, assim como os fatores de risco que contribuem para a doença. Procedimentos como raspagem e alisamento radicular, além das terapias adjuntas, colaboram para o sucesso do tratamento.
Como saber se a periodontite é localizada ou generalizada?
Podem ser classificadas como localizada ou generalizada, sendo a localizada a forma que acomete dentes como incisivos e primeiros molares e a generalizada, a que acomete um número maior de dentes, sendo pelo menos 3 diferentes de incisivos e primeiros molares.
Qual complexo de bactérias e o mais comum em uma periodontite crônica?
Complexo laranja e vermelho: são os mais encontrados nas doenças periodontais. Ex, do grupo laranga: P. intermedia, P. nucleatum, P.
Qual o melhor tratamento para periodontite?
O tratamento da peridontite Além de uma limpeza minuciosa no consultório, o dentista pode receitar anti-inflamatórios, antibióticos e bochechos com enxaguantes bucais antissépticos. Algumas vezes, é necessário fazer uma pequena cirurgia para higienizar as áreas mais prejudicadas da gengiva e do osso.
Como diagnosticar periodontite agressiva?
(1986) consideraram o diagnóstico de periodontite agressiva localizada quando da presença de no mínimo 3 mm de perda de inserção clínica afetando os primeiros molares e incisivos e, adicionalmente, mais um ou dois outros dentes.