No centro, o grupo da planície (ou pântano), defendendo os interesses da burguesia financeira, mas tendo uma atitude oportunista dizia-se estar do lado de quem estava no poder. À esquerda e no alto, a montanha (jacobinos), defensores dos interesses da burguesia e do povo.
O grupo da planície era o grupo de centro, que não apoiava nem os girondinos(direita) nem os jacobinos(esquerda) e era formado pela burguesia financeira.
+Tabela de conteúdos
Significado de Brejo substantivo masculino Paul, pântano, terra em que só dá urze. [Brasil: Nordeste] Terreno geralmente fértil, onde os rios se conservam mais ou menos permanentes.
Brejo pode referir-se a: Pântano — terreno alagadiço e lodoso. Brejo de altitude — área situada no perímetro das secas, no interior da Região Nordeste do Brasil, marcada por um clima tropical úmido ou subúmido.
Os "brejos" no semi-árido, surgem como verdadeiras ilhas de umidade decorrentes de condicionantes morfoclimáticos que propiciam o desenvolvimento de solos profundos, precipitações abundantes, ocorrência de florestas, cerrado ou contato diversos e uma agricultura diversificada, representada por fruteiras e hortaliças ...
Devido à elevada altitude, criam todas as condições necessárias ao desenvolvimento de uma flora que reúne tanto características da Mata Atlântica (floresta Ombrófila Densa) quanto da caatinga (Savana Estépica), contrastando com as áreas circundantes, que possuem condições climáticas mais secas.
O Sertão é uma sub-região do nordeste localizado entre o Agreste e o Meio Norte. É a maior das mesorregiões do nordeste, englobando a maioria das Unidades Federativas nordestinas. Seu clima predominante é o semiárido, caracterizado pelos longos períodos de seca.
O ar mais quente (mais leve e, geralmente, mais úmido) é empurrado para cima. Com a queda de temperatura, o vapor se condensa, provocando chuva. As chuvas orográficas são de pequena a média intensidade e longa duração. Ocorrem a barlavento, ou seja, na vertente da montanha para onde o vento sopra.
→ Chuva orográfica Esse tipo de chuva é formado quando uma massa de ar úmida vinda do oceano encontra uma barreira natural, sendo forçada a elevar-se, alcançando então grandes altitudes. Quando essa massa de ar úmida eleva-se, acaba resfriando-se, sofrendo condensação e posteriormente precipitando-se.
Chuva orográfica, ou chuva de relevo, é a designação dada em meteorologia à precipitação que ocorre quando uma massa de ar carregada de humidade sobe ao encontrar uma elevação do relevo, como uma montanha. O ar mais quente (mais leve e, geralmente, mais húmido) é empurrado para cima.
substantivo feminino Estudo ou tratado a respeito do relevo terrestre. Parte da geografia que trata da parte sólida do globo.
As barreiras orográficas podem ser apresentadas como qualquer tipo de relevo ou ainda de entrave de ordem natural ou artificial que impeça a passagem de ventos ou ainda de massas de ar.
O efeito orográfico refere-se a uma relação existente entre a atmosfera e a superfície terrestre. Assim, esta pesquisa teve como objetivo principal fazer uma análise da distribuição da pluviosidade ao longo de um transecto de 18,8 quilômetros de extensão, entre os municípios de Fundão e Santa Teresa...
De acordo com a origem, as chuvas podem ser frontais (ocorrem quando uma massa de ar quente e úmido encontra-se com uma massa de ar frio e seco), orográficas ou de relevo (ocorrem quando uma nuvem encontra um obstáculo natural, como as montanhas) e convectivas (ocorrem pela diferença de temperatura nas camadas mais ...
No caso de uma montanha, chove do lado da montanha em que a massa de ar se chocou. Este tipo de precipitação é a chuva orográfica. Depois que ocorre a chuva, a massa de ar perde umidade e ganha temperatura. ... Passa por cima da barreira e segue seu trajeto, agora como uma massa de ar seco.